5 coisas que vão marcar o dia

A Fitch publica, esta sexta-feira, o relatório de revisão do rating de Portugal, no mesmo dia em que o Banco de Portugal divulga o Boletim Económico com as projeções macroeconómicas para 2020.

É dia de revisão de rating. A Fitch vai rever a avaliação que atribui a Portugal e poderá ser a segunda grande agência de rating a retirar a dívida soberana portuguesa do “lixo”. É também dia de conhecer as mais recentes projeções do Banco de Portugal para a economia nacional. No Parlamento, os deputados vão discutir as propostas da esquerda para reverter a privatização dos CTT, no mesmo dia em que o ministro Vieira da Silva irá reunir-se com a administração e os trabalhadores da Autoeuropa. Em Bruxelas, os chefes de Governo da União Europeia discutem a União Monetária e o Brexit.

Fitch revê rating de Portugal

A Fitch publica, ao final do dia desta sexta-feira, o relatório de revisão do rating de Portugal. A expectativa é que a agência de notação financeira tire Portugal do “lixo”. A confirmar-se, esta será a segunda grande agência de rating a colocar as obrigações portuguesas em nível de investimento de qualidade, depois de a Standard & Poor’s ter tomado essa decisão, em setembro.

Banco de Portugal lança novas projeções macroeconómicas

O Banco de Portugal vai publicar o Boletim Económico de dezembro, documento onde irá atualizar as projeções económicas para o período 2017-2019 e divulgar as projeções para 2020. No último Boletim Económico, publicado em junho, o Banco de Portugal reviu em forte alta as previsões de crescimento para 2017, apontando para os 2,5%, valor que, a confirmar-se, será o mais elevado desde 2000.

Autoeuropa reúne-se com Vieira da Silva

Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai reunir-se com a administração e a comissão de trabalhadores da Autoeuropa. As duas partes estão em conflito depois de a administração ter decidido impor um modelo de trabalho para o próximo ano, apesar de os trabalhadores terem chumbado os modelos propostos. A reunião decorrerá à porta fechada e o Ministério já se comprometeu a fazer comentários sobre este conflito no final da reunião.

Parlamento discute reversão da privatização dos CTT

A Assembleia da República vai debater quatro propostas dos partidos da esquerda relacionadas com os CTT. PCP, Bloco de Esquerda e Os Verdes querem reverter a privatização feita em 2014. A esquerda argumenta que, desde a privatização, encerraram já mais de 560 estações e postos dos CTT, ao mesmo tempo que a empresa, agora cotada em bolsa, distribuiu vários milhões em dividendos aos acionistas. A proposta do PS é mais comedida: os socialistas querem apenas avaliar as “responsabilidades contratuais subjacentes à concessão” dos CTT e ponderar “possíveis modelos, e respetivas consequências, resultantes da conclusão do contrato de concessão”. Entretanto, o Governo decidiu mesmo avançar com um “programa de trabalho” para analisar o serviço prestado pelos CTT.

Conselho Europeu discute União Monetária e Brexit

Os chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União Europeia concluem, esta sexta-feira, a reunião do Conselho Europeu, na qual será avaliado o estado das negociações do Brexit. Antes dessa reunião, terá lugar uma Cimeira do Europeu, onde serão discutidos os próximos passos para a União Económica e Monetária e a união bancária. Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião