Bicicletas partilhadas com novos tarifários e passe anual a sortear

  • Lusa e ECO
  • 15 Dezembro 2017

A rede de bicicletas partilhadas de Lisboa abre 2018 com novidades. A subscrição dos passes diários desce para um quinto do valor e no dia 17 de dezembro vão ser sorteados 100 passes anuais.

O sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa conta com novos tarifários e menores tempos de espera entre viagens, avançou à agência Lusa a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMEL), que vai oferecer uma centena de passes anuais.

De acordo com a empresa, esta oferta de Natal “vai premiar utilizadores frequentes com a extensão da validade do passe anual até 31 de dezembro de 2019”. “De 10 em 10 viagens realizadas durante o dia 17 de dezembro, entre as 07:00 e as 24:00, por subscritores do passe anual, será oferecido um prolongamento do prazo de subscrição até final de 2019″, sendo que “a oferta será limitada a 100 utilizadores e a uma oferta por utilizador”, explicou a EMEL em comunicado.

Além desta medida, a empresa que gere a rede Gira vai aumentar a duração dos períodos de viagem para “45 minutos, em vez dos anteriores 30 minutos, para os passes anual e mensal“, enquanto no passe diário a viagem diminui de 60 para 45 minutos.

“Mantêm-se as três modalidades de adesão: o passe anual e o passe mensal, destinados apenas a residentes em Portugal e para utilizações frequentes; e o passe diário, vocacionado para turistas e para quem pretende experimentar o sistema sem compromisso”, acrescenta a EMEL.

Até ao final de março do próximo ano, mantém-se a “isenção de pagamento do primeiro período de viagem”. No caso dos passes diários, o “valor de subscrição será de dois euros por 24 horas” até à mesma data, e “inclui o primeiro período de 45 minutos”, enquanto “o segundo período terá um valor de dois euros”.

Até à data, as subscrições do passe anual e do passe mensal tinham um custo de 25 euros e 15 euros, respetivamente, enquanto o passe diário custava 10 euros. “A estes valores de subscrição do serviço acrescem as tarifas de utilização que têm como objetivo promover a utilização do sistema para viagens pendulares (casa-trabalho ou casa-escola), tipicamente de curta duração, por oposição às viagens de lazer”, explicou a EMEL em setembro.

Outra das novidades que resultam “da auscultação dos utilizadores” é a redução do tempo de espera entre viagens, que no caso dos passes anual e mensal “desce de 15 para cinco minutos”, e no caso do passe diário reduz dos 30 para os cinco minutos.

Já há passes aos milhares

 

Desde que a rede ficou disponível, a 19 de setembro, “foram realizadas mais de 26 mil viagens, e subscritos mais de dois mil passes“, elenca a EMEL, apontando que existem “43 estações distribuídas por algumas das principais artérias da cidade, incluindo a Alameda dos Oceanos, Avenida Fontes Pereira de Melo, Praça Duque de Saldanha, Avenida António Augusto de Aguiar, Avenida Duque de Ávila, Avenida da República, Avenida Barbosa Du Bocage, Campo Grande e Avenida do Brasil”. Segundo a empresa, Lisboa conta com 409 bicicletas disponíveis nas freguesias de Alvalade, Avenidas Novas e Parque das Nações.

No domingo de manhã será assinalada a abertura das novas estações na freguesia das Avenidas Novas, numa cerimónia que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Fernando Medina (PS) irá utilizar as bicicletas partilhadas para um passeio entre o Largo Frei Heitor Pinto, em Alvalade, e a Praça Duque de Saldanha. Entre as 10:30 e as 13:00, aquela praça contará também com “inúmeras atividades para as famílias”, refere a nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bicicletas partilhadas com novos tarifários e passe anual a sortear

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião