Marcelo Odebrecht condenado por corrupção vai cumprir pena domiciliária

  • Lusa
  • 18 Dezembro 2017

Marcelo Odebrecht sai esta terça-feira da cadeia para cumprir pena em prisão domiciliária, após dois anos e meio. Empresário teve a pena reduzida para nove anos por ter ajudado investigação.

Marcelo Odebrecht, milionário e herdeiro de uma das maiores empresas de construção civil do Brasil, sai esta terça-feira da cadeia para cumprir pena em prisão domiciliária, depois de passar dois anos e meio preso.

Um dos personagens envolvidos nos esquemas de corrupção descobertos na petrolífera estatal Petrobras na Operação Lava Jato, Marcelo Odebrecht foi inicialmente condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por liderar um esquema de pagamentos de suborno a funcionários de empresas públicas e políticos em troca de vantagens em contratos.

Marcelo Odebrecht, que levou o seu conglomerado de empresas a faturar cerca de 100 mil milhões de reais (25 mil milhões de euros) por ano pouco antes de ser preso em 2015, vai cumprir em casa e está impedido de participar de qualquer atividade do Grupo Odebrecht até 2025.

O empresário teve sua pena diminuída para nove anos de prisão e recebeu uma série de benefícios — como direito de cumprir parte da pena em detenção domiciliária — após firmar um acordo com a Justiça brasileira juntamente com outros 77 executivos do seu grupo empresarial, confessando os crimes que praticou e auxiliando nas investigações da operação Lava Jato.

A saída de Marcelo Odebrecht da prisão acontece num momento em que o império construído por sua família está fragilizado, com a faturação em queda acentuada desde que as suas empresas perderam diversos projetos.

Em 2016, após firmar um acordo com os governos dos Estados Unidos, Brasil e Suíça, o Grupo Odebrecht confessou que pagou pelo menos 788 milhões de dólares (670 milhões de euros) em subornos a funcionários de Governo e representantes de partidos políticos em 12 países.

Os supostos pagamentos de suborno da Odebrecht atingiram recentemente o Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, acusado de receber dinheiro ilegal da empresa, que agora enfrenta uma eventual destituição do cargo. Outros ex-presidentes do Peru, Alan García e Ollanta Humala e Alejandro Toledo também foram citados, investigados e respondem em processos por ligações pouco claras com a construtora brasileira. Políticos da Colômbia, Argentina e Panamá também são suspeitos de terem participado dos esquemas ilícitos da empresa brasileira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo Odebrecht condenado por corrupção vai cumprir pena domiciliária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião