5 coisas que vão marcar o dia

O dia a seguir ao Natal não é rico em novidades para os investidores. As principais bolsas estão fechadas, e as atenções dos investidores viram-se para a Ásia, onde os mercados não encerram.

A suspensão da produção da fábrica da Volkswagen de Palmela é o acontecimento que marca o lento regresso à normalidade em Portugal após as comemorações natalícias, num dia em que a bolsa nacional à semelhança das pares europeias e norte-americanas estão encerradas. As atenções dos investidores viram-se assim para a Ásia. No Japão a bolsa não fecha e espera-se a divulgação de alguns dados económicos relevantes, bem como um discurso do governador do Banco do Japão.

Autoeuropa suspende produção

A fábrica da Volkswagen de Palmela suspende a produção a partir desta terça-feira e até ao próximo dia 29 de dezembro. A decisão surge no seguimento da falha de fornecimento de peças por parte de um fornecedor estrangeiro. Trata-se da segunda vez, em menos de 15 dias, que a Autoeuropa vai determinar dias de não produção por falta de peças.

Bolsas encerradas após o Natal

A maioria dos principais mercados acionistas estão encerrados na sessão que se segue à comemoração do Natal. Será assim nas principais praças bolsistas europeias, mas também os Estados Unidos. A bolsa japonesa não acompanha esta tradição, havendo lugar a negociação nesta sessão.

Japão divulga dados da economia

Num dia morno para os mercados, as atenções estão centradas em dados económicos do Japão. Serão divulgados dados sobre a inflação, o emprego e a despesa das famílias nipónicas relativas ao mês de outubro. O Japão está agora no mais longo período de crescimento em mais de duas décadas. Os investidores também prometem estar atentos às palavras do governador do Banco do Japão, no dia em que Haruhiko Kuroda discursa num evento em Tóquio perante empresários. Esta presença pública de Haruhiko Kuroda acontece depois de na última reunião de 2017 do Banco do Japão não ter resultado em qualquer alteração de política monetária.

Como vai a confiança na economia dos EUA?

Os últimos dados conhecidos comprovam o sólido crescimento da economia norte-americana. No terceiro trimestre deste ano, o PIB dos EUA cresceu 3,2%, segundo dados divulgados pelo departamento do Comércio na passada quinta-feira. Esta terça-feira será possível saber se os consumidores norte-americanos mantêm a confiança nesse rumo, já que será divulgada a Confiança do Consumidor do Conference Board, um indicador importante, pois pode antecipar os gastos do consumidores.

Boxing Day — dia de trocar as prendas e aproveitar as promoções

Depois do Black Friday e da CiberMonday, chega a vez do Boxing Day. O dia a seguir ao Natal, que coincide com esta terça-feira, é o dia de trocar as prendas recebidas no dia 25 e aproveitar as promoções. A tradição do Boxing Day tem a sua origem no Reino Unido, mas celebra-se em vários países que anteriormente faziam parte do Império britânico. Para os retalhistas, este dia constitui uma oportunidade para se desfazerem de stocks que não conseguiram vender antes da quadra natalícia e antes da chegada do fim do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião