Sobe e desce nos preços. Conheça três simuladores para poupar na luz

  • ECO
  • 29 Dezembro 2017

Numa altura em que os fornecedores estão a atualizar os tarifários no mercado liberalizado, o ECO dá-lhe a conhecer três plataformas que o ajudam a reduzir a fatura da luz.

Está a pensar mudar de comercializador de gás natural ou eletricidade? Agora que o ano está prestes a terminar e os fornecedores dão a conhecer as atualizações dos tarifários — a EDP Comercial já disse que vai subir os preços médios em 2,5% e a Goldenergy não mexe –, o ECO reuniu três simuladores que pode usar para verificar com maior exatidão o seu perfil de consumo e determinar de uma forma simples os tarifários e respetivos comercializadores mais em conta.

Um desses simuladores é o Poupa Energia, uma plataforma gerida pela ADENE – Agência para a Energia, lançado recentemente. Aqui pode realizar uma ou mais simulações. Tem, antes de mais, de escolher o tipo de serviço que quer simular: eletricidade, gás ou eletricidade e gás. Depois tem de dar mais informações, nomeadamente sobre o agregado familiar, tipo de utilização (normal, habitada em permanência ou pontual), ano de construção do imóvel e ainda a localização.

“Tarifas de eletricidade e gás natural: quais as mais baratas?” Este é o mote da DECO que disponibiliza uma plataforma semelhante à do Poupa Energia. Aqui tem de escolher o distrito onde reside e logo de seguida o serviço que pretende simular. Para saber exatamente quanto conseguirá poupar, deve inserir os dados do contrato atual. Mas, caso não queira revelar os dados, pode apenas indicar quais são os hábitos de consumo.

Há ainda outro simulador: o do próprio regulador. Na plataforma da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos tem várias hipóteses. Pode simular com base na informação personalizada dos consumos, indicando o tipo de oferta, de fornecimento e potência contratada. Ou pode basear-se em exemplos predefinidos: casal sem filhos, casal com dois filhos ou casal com quatro filhos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sobe e desce nos preços. Conheça três simuladores para poupar na luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião