Kalanick prepara venda de quase um terço da sua posição na Uber

O ex-CEO da Uber deverá arrecadar 1,4 mil milhões de dólares com venda de um terço da sua posição de 10% na empresa de serviços de transporte.

Durante muito tempo não se terá desfeito de nenhuma ação da Uber, mas agora parece ter mudado de ideias. Travis Kalanick, co-fundador e ex-CEO da Uber, parece querer desfazer-se de uma grande parte da sua participação na empresa de transportes. Kalanick estará a preparar a venda de quase um terço da sua participação na Uber, avança a Bloomberg, citando fontes próximas não identificadas.

Em causa estará a venda de uma parcela de 29% da sua posição de 10% no capital da empresa de serviços de transporte norte-americana, com a qual o antigo CEO da Uber que se viu obrigado a apresentar a demissão do cargo em junho do ano passado no seguimento de diversas polémicas deverá conseguir amealhar cerca de 1,4 mil milhões de dólares (1,16 mil milhões de euros).

Tudo indica que esta participação será comprada por um consórcio de investidores liderado pelo SoftBank, que no final de dezembro foi conhecido tinha adquirido uma posição de pelo menos 15% no capital da Uber.

As mesmas fontes terão confirmado à agência de notícias que Kalanick estaria disposto a desfazer-se de 50% da sua posição – o limite máximo possível — mas esse montante acabou por ser limitado a 29% da posição devido a limites impostos ao comprador.

Tudo indica que o acordo de venda com o SoftBank seja fechado este mês. Após encerrado esse processo deverão ser levadas a cabo reformas na empresa que permitam reduzir a influencia efetiva de Kalanick na Uber.

Caso se confirme a alienação dessa posição, Kalanick tornar-se-á, pela primeira vez, um bilionário efetivo, deixando de o ser apenas no papel, já que ao longo de uma década nunca terá vendido uma única ação da empresa da qual foi co-fundador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kalanick prepara venda de quase um terço da sua posição na Uber

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião