Vítor Bento: “Qualquer dia somos uma economia” com “estatuto quase colonial”

  • ECO
  • 7 Janeiro 2018

Vítor Bento diz que é a própria soberania nacional que está em causa quando não há capital. E entende que o Governo tem de ser "mais ousado" na redução da dívida.

O presidente não executivo da SIBS entende que, sem capital para garantir a autonomia no desenvolvimento da estrutura económica, é a própria soberania nacional que está em causa. Em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, Vítor Bento diz que a falta de poupança pode culminar numa economia “com estatuto quase colonial”.

A baixa poupança nacional é uma questão cultural, afirma. “A consequência desta falta de cuidado na nossa acumulação de capital é que qualquer dia somos uma economia completamente dependente, com estatuto quase colonial”, diz o economista.

“Se não tivermos capacidade de desenvolver a nossa economia por nós próprios, ela vai ser desenvolvida por outros. Mas vai ser desenvolvida tornando-nos no canal de distribuição dos produtos dos outros, e não numa fonte de criação de riqueza, e sobretudo de riqueza de conteúdo elevado”, continua.

Vítor Bento também entende que o Governo tem de ser “mais ousado” na redução da dívida, salientando que os pagamentos que tem feito “são fogachos” que em si “não têm consequências”. E espera que o défice zero esteja no horizonte do Executivo. Por outro lado, duvida de que a legislatura chegue ao fim por causa da posição do PCP no Orçamento do próximo ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vítor Bento: “Qualquer dia somos uma economia” com “estatuto quase colonial”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião