Leroy Merlin e AKI à beira da fusão

  • Juliana Nogueira Santos
  • 11 Janeiro 2018

Em causa estará a organização da estrutura do grupo ADEO, que detém as duas marcas. Ainda não se sabe qual delas vai subsistir.

O Leroy Merlin e o AKI vão ser um só. Em causa estará a organização da estrutura do grupo de que ambas as cadeias de bricolagem fazem parte, a francesa ADEO. O objetivo é formar uma só marca a oferta de bricolage, decoração e jardim.

O processo, avançado esta quinta-feira pelo espanhol Expansión, será gradual, com a conclusão a ser apontada para o ano de 2020. Ao ECO, fonte oficial do grupo francês confirmou que “se encontra a reorganizar a sua estrutura empresarial”, não estando ainda este processo concluído.

A ADEO aponta que “requer ainda uma análise rigorosa” e que “só depois de concluído este estudo, poderá ser tomada uma decisão mais concreta, bem como a definição dos contornos específicos em que a mesma irá acontecer.” Nem a empresa nem o jornal espanhol avançam qual a marca que vai subsistir.

As lojas do Leroy Merlin e do AKI distinguem-se pela sua extensão. Enquanto o Leroy se foca em instalações maiores (mais de 8.000 metros quadrados) e fora das cidades, o AKI tem superfícies mais pequenas (cerca de 2.000 metros quadrados) e aposta mais na proximidade, estando presente em centro comerciais e centros de cidade.

Em Portugal, o Leroy Merlin já abriu 11 lojas desde que chegou, em 2001, empregando 2.000 colaboradores. O AKI tem 37 lojas e 1.265 trabalhadores. Chegou em 1990 pelas mãos do grupo belga GIB. Foi vendida ao grupo Adeo em 2003.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leroy Merlin e AKI à beira da fusão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião