Portugal Ventures investiu 7,8 milhões em 2017

Gestora de capital de risco investiu menos 3,8 milhões de euros em novas participadas do que no ano passado. E menos 9,1 milhões do que em 2015, o ano de maior investimento.

A Portugal Ventures, gestora de capital de risco nacional, investiu 7,8 milhões de euros em 2017, anunciou a instituição na newsletter em inglês enviada aos subscritores. De acordo com os dados divulgados, dos 7,8 milhões, 2,3 foram em seis novas participadas [tal como Celso Guedes de Carvalho tinha avançado em entrevista ao ECO] e os restantes 5,5 milhões, em dez reinvestimentos.

Investimento em novas participadas entre 2013 e 2017.Ana Raquel Moreira

A Portugal Ventures é a maior gestora de fundos de capital de risco em Portugal: tem 18 fundos sob gestão no valor de 280 milhões de euros. No entanto, como explicou Celso Guedes de Carvalho ao ECO, por falta de liquidez o investimento tem sido reduzido ao longo dos últimos anos. “Autolimitamo-nos nas decisões de investimento que fazemos e, por isso, passou a ser obrigatório em rondas seed seed extension — o coinvestimento”, disse, em entrevista ao ECO.

De entre as participadas, destacam-se três áreas específicas de atividade: tecnologia (51), life sciences (15) e turismo (7). A segunda área, segundo contou Guedes de Carvalho, é uma das áreas-chave do investimento da Portugal Ventures nos próximos anos. “Se quiseres um fundo de life sciences, há todo o interesse de o fazer com privados porque há muitos a querer investir nessas áreas”, disse na altura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Ventures investiu 7,8 milhões em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião