Preços aceleraram em 2017. Taxa de inflação subiu 1,4%

Os preços em Portugal aceleraram no ano passado. A taxa de inflação média situou-se nos 1,4% em 2017, acompanhando a melhoria da economia e dos preços da energia. Em 2016, preços subiram 0,6%.

Os preços em Portugal aceleraram no ano passado, com a taxa de inflação média a subir dos 0,6% em 2016 para 1,4% em 2017, à boleia do bom desempenho da economia e do disparo nos preços dos produtos energéticos.

“O aumento da taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor entre 2016 e 2017 foi influenciado pelo comportamento da inflação subjacente e pela evolução positiva dos preços dos produtos energéticos, tendo registado variações médias anuais de, respetivamente, 1,1% e 3,5% (0,7% e -1,8% em 2016)”, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira.

Adianta ainda o INE que os produtos alimentares não transformados observaram uma subida média de preços de 1,8% no ano passado. Ao longo de 2017, houve ainda outro fator que deram força à inflação, sublinham os dados da autoridade de estatísticas: o turismo. Os preços na classe dos transportes e dos restaurantes e hotéis (dois dos setores que estão no coração da atividade turística) apresentaram evoluções positivas de cerca de 3% e 4%, respetivamente.

Em dezembro, a variação homóloga dos preços foi positiva em 1,5%. Retirando os preços da energia, a chamada taxa de inflação subjacente ficou nos 1,2%, acima do valor registado em novembro (1,1%)

(Notícia atualizada às 11h31)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços aceleraram em 2017. Taxa de inflação subiu 1,4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião