Conselho de Estado discute os próximos fundos europeus esta sexta-feira

  • Lusa e ECO
  • 15 Janeiro 2018

Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com os seus conselheiros de Estado para falar sobre o próximo quadro comunitário de apoio, o Portugal 2030.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou para sexta-feira, 19 de janeiro, uma reunião do Conselho de Estado, com o tema Portugal pós-2020 na agenda, disse à Lusa fonte oficial esta segunda-feira. Este é um dos temas no qual o executivo do PS pretende negociar um consenso com o PSD.

A mesma fonte oficial da Presidência da República adiantou que esta reunião sobre o quadro financeiro que se seguirá ao Portugal 2020 está marcada para as 15h, no Palácio de Belém, em Lisboa. Já existe um site dedicado ao Portugal 2030 onde é possível submeter contributos.

O Governo já exprimiu a sua vontade de chegar a consensos com a oposição nesta área. Em novembro, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas deixou claro que não quer que os grandes investimentos sejam “rasgados” nas próximas legislaturas. “A nossa perspetiva é que os grandes investimentos venham a ser aprovados por uma maioria de dois terços precisamente para que não sejam rasgados numa nova legislatura”, disse Pedro Marques, em declarações ao Dinheiro Vivo.

No primeiro semestre de 2018 é muito importante que o país alinhe o mais possível as suas prioridades estratégicas, porque as negociações já sustentadas em propostas mais concretas da Comissão Europeia sobre o próximo quadro financeiro plurianual devem ser apresentadas no final do primeiro semestre de 2018”, acrescentou o responsável pela pasta dos fundos comunitários, assinalando na altura que o tema teria de ser debatido em breve. Pedro Marques argumentava que os investimentos têm de ser “para a década e não apostas circunstanciais deste ou daquele Governo”.

Já em setembro do ano passado o Governo tinha dedicado um Conselho de Ministros ao Portugal 2030. Desse encontro resultou um documento que, segundo Pedro Marques, “é de abertura de debate (…) é um documento base, com que o Governo abre e não fecha a reflexão”. António Costa também tinha ido na mesma linha ao referir que o Portugal pós-2020 pede a “maior legitimação política possível”. Ou seja, com uma maioria de dois terços no Parlamento. Já este ano o ministro do Planeamento e das Infraestruturas apontou que os fundos comunitários para 2030 têm de servir para mudar as políticas da floresta no sul da Europa.

Esta será a primeira reunião do Conselho de Estado em 2018 e é a oitava convocada por Marcelo Rebelo de Sousa, que imprimiu um ritmo trimestral às reuniões do seu órgão político de consulta, desde que tomou posse, em março de 2016.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de Estado discute os próximos fundos europeus esta sexta-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião