5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 16 Janeiro 2018

Evolução orçamental, Função Pública, perspetivas económicas e precariedade. Saiba o que vai marcar o dia.

O Conselho das Finanças Públicas apresenta o seu relatório sobre a evolução orçamental até ao terceiro trimestre, no mesmo dia em os sindicatos da Função Pública voltam a discutir o descongelamento de carreiras com o Governo. Paulo Portas fala sobre perspetivas económicas e políticas para 2018 e o Observatório sobre Crises e Alternativas aborda o tema da precariedade. Saiba o que marca o dia.

CFP divulga relatório sobre evolução orçamental

O Conselho das Finanças Públicas publica esta terça-feira o relatório sobre a evolução orçamental até ao final do terceiro trimestre. Em outubro, quando foi divulgado o relatório relativo ao segundo trimestre, a instituição liderada por Teodora Cardoso afirmava que o défice no primeiro semestre se situava “ainda acima do cumprimento das metas fixadas pelo Governo”, mas reconhecia que a melhoria em termos homólogos foi “superior ao previsto para a totalidade do ano”.

Negociações prosseguem com sindicatos da Função Pública

Governo e sindicatos da Função Pública voltam a reunir-se no Ministério das Finanças para prosseguirem as negociações. Na ordem de trabalhos consta o projeto de diploma que transpõe a diretiva europeia em matéria de saúde e segurança do trabalho, o acordo para negociação coletiva para 2018 e o processo de descongelamento de carreiras.

Tribunal de Contas ouvido no Parlamento sobre Conta Geral do Estado

O Tribunal de Contas é ouvido hoje no Parlamento, no âmbito da apreciação da Conta Geral do Estado de 2016. No seu parecer, o Tribunal identificou “riscos para a sustentabilidade das finanças públicas”. O presidente, Vítor Caldeira, sublinhou, em conferência de imprensa realizada em dezembro, que “os riscos mais severos” são os relacionados com as pensões e as alterações climáticas”.

Paulo Portas fala sobre perspetivas económicas e políticas para 2018

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) organiza um encontro subordinado ao tema “Geoestratégia do Mundo em 2018”, que conta com a participação de Paulo Portas. O ex-ministro e vice-presidente da CCCIP aborda perspetivas económicas e políticas para 2018 e os mercados que poderão oferecer maior potencial de negócio para as empresas portuguesas.

Observatório debate emprego e precariedade

O Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra debate “A recuperação económica: mais emprego, mais precariedade?”, contando com a presença dos deputados João Galamba (PS) e José Soeiro (Bloco de Esquerda). No seu último relatório, o Observatório notava que a precariedade laboral continua a dominar apesar da retoma económica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião