Telepizza vai unir-se à Pizza Hut. Portugal faz parte da expansão

A Telepizza vai avançar com uma parceria com a empresa responsável pela Pizza Hut, e os planos incluem uma expansão na Península Ibérica.

Já há alguns meses que a espanhola Telepizza tem estado em negociações com a YUM!Brands, Inc., empresa responsável pela Pizza Hut, para a criação de uma parceria. Estava a a ser estudado um acordo para a expansão de ambas nos mercados internacionais, mas sabe-se agora que Portugal e Espanha fazem parte dos planos de expansão.

A notícia é avançada pelo jornal elEconomista (conteúdo em espanhol), que dá conta de uma conclusão da parceria e de certos pontos acordados. Após ter comunicado à CNVM que a prioridade seria a América Latina, fontes próximas da empresa confirmaram recentemente ao jornal espanhol que a Península Ibérica também está incluída nos planos de expansão.

Em Espanha, a norte-americana Pizza Hut sempre foi a maior concorrente da Telepizza, até que, em abril de 2009, o grupo Zena, empresa responsável pela gestão das franquias da marca espanhola, decidiu não renovar o contrato e, ao invés disso, assinou um semelhante com a cadeia Domino’s Pizza. A Pizza Hut, que tinha nessa altura 130 lojas em território espanhol, acabou por perder cerca de uma centena delas. E foi então que começou a surgir a procura por um novo sócio, acabando por ser feita uma parceria com o grupo português Ibersol.

Na altura, a Ibersol já explorava mais de 90 restaurantes Pizza Hut em Portugal e, com esse acordo assinado, comprometeu-se a transformar, num espaço aproximado de um ano, os 69 restaurantes Pizza Móvil que detinha em Espanha, nomeadamente na Galícia. No entanto, conforme consta no site da Pizza Hut, a cadeira norte-americana conta apenas com 23 lojas no país vizinho.

Esta aliança entre a Telepizza e a Pizza Hut representa mais um passo estratégico para a marca espanhola, com o delinear de acordos internacionais. Recorde-se que, em outubro de 2016, a marca assinou um contrato com o grupo iraniano Momenin Investment para a abertura de 200 lojas num espaço de dez anos. Nos mesmos termos, foi celebrado também um contrato com uma empresa da Arábia Saudita para a implementação de 100 lojas.

(Notícia atualizada às 08h55)

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