França propõe imposto sobre circulação de camiões incluindo estrangeiros

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2018

Ministra francesa afimou esta quarta-feira que o Governo espera arrecadar 550 milhões de euros por ano com a nova medida que pretende ser uma alternativa à “ecotaxa”.

O Governo francês está a elaborar a criação de um imposto à circulação de camiões, incluindo estrangeiros, para procurar financiamento que contribua para a manutenção das infraestruturas rodoviárias, avança hoje a ministra dos Transportes.

Segundo a ministra, em entrevista à publicação Les Echos, o executivo espera arrecadar 550 milhões de euros por ano com a nova medida que pretende ser uma alternativa à “ecotaxa” que foi concebida para os camiões que utilizavam as estradas sem custos para os automobilistas e que acabou por ser abandonada em 2013 após protestos, sobretudo na região da Bretanha.

A ministra dos Transportes, Elisabeth Borne, entrevistada pelo jornal económico reafirma que a circulação de camiões que transitam em território francês deve contribuir para o financiamento de infraestruturas.

O projeto de lei que deve ser submetido ao Parlamento na primavera prevê a aplicação de um imposto em vez do pagamento de portagens “em certas vias interurbanas”, por ser uma “solução mais simples”.

Por outro lado, Borne adiantou que a mesma lei prevê a introdução de um dispositivo que vai facilitar a aplicação de portagens urbanas. “Atualmente, a legislação já permite essa possibilidade às autarquias, mas só com caráter experimental e durante três anos – um período demasiado curto tendo em conta os investimentos que são necessários fazer”, acrescentou a ministra.

Em França, ainda não foram implementadas as portagens urbanas, como as que já existem em Londres e Milão, que têm contado com a oposição dos autarcas, nomeadamente a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, que considera que o pagamento “favorece a segregação social”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França propõe imposto sobre circulação de camiões incluindo estrangeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião