Lisboa entra para o grupo de maiores aeroportos europeus

  • ECO
  • 22 Janeiro 2018

Lisboa movimentou 26,7 milhões de passageiros no ano passado e passa a integrar o grupo dos maiores aeroportos europeus, onde se encontram Heathrow ou Charles de Gaulle.

Lisboa movimentou mais de 26 milhões de passageiros em 2017 e passou a figurar na lista dos grandes aeroportos europeus. Segundo noticia o Jornal de Negócios esta segunda-feira, o aeroporto Humberto Delgado entrou para o chamado grupo 1, dos aeroportos que movimentam mais de 25 milhões de passageiros, da Airports Council International, entidade que representa os aeroportos de todo o mundo.

Os dados são da Vinci, a empresa que gere os aeroportos portugueses, e foram divulgados na sexta-feira. Segundo a empresa francesa, pela primeira vez na sua história, os dez aeroportos portugueses ultrapassaram, no ano passado, o marco dos 50 milhões de passageiros. Ao todo, foram transportados 51,8 milhões de passageiros no conjunto dos aeroportos portugueses, o que representa um aumento de 16,5% em relação a 2016, ou mais de sete milhões de passageiros.

Todos os aeroportos registaram recordes no tráfego anual, mas Lisboa foi responsável por mais de metade deste aumento a nível nacional. O aeroporto da capital fechou o ano com 26,7 milhões de passageiros movimentados, mais 18,8% do que em 2016, ou mais 4 milhões de passageiros.

Ao ultrapassar a marca dos 25 milhões de passageiros, dá conta o Jornal de Negócios, Lisboa passa, assim, a constar do mesmo grupo de aeroportos como Paris (Charles de Gaulle), Londres (Heathrow), Barcelona, Frankfurt, Istambul, Moscovo ou Amesterdão. Até agora, Lisboa estava no grupo 2 da Airports Council International, onde estão os aeroportos que movimentam entre 10 e 25 milhões de passageiros.

Já o Porto ultrapassou pela primeira vez a barreira dos dez milhões de passageiros — com um aumento de 15%, para os 10,7 milhões de passageiros em 2017 — e passa a entrar no grupo 2 dos maiores aeroportos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa entra para o grupo de maiores aeroportos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião