BRANDS' ADVOCATUS Curso de preparação para admissão ao CEJ

  • ECO + CIDP
  • 23 Janeiro 2018

Orientado para a preparação das provas escritas do CEJ, o curso é organizado pelos CIDP e pela CIDPCC da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

É um curso com um modelo inovador, especialmente ajustado à preparação de cada uma das provas escritas do CEJ, com sessões intensivas antes das respetivas provas. O CEJ abriu este ano concurso de ingresso para preenchimento de 98 vagas para magistrados para os tribunais judiciais. A fase de provas escritas decorre de 17 de fevereiro a 8 de março.

O CIDP e o CIDPCC da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organizaram este curso de preparação para esta fase de admissão ao CEJ, pensado e estruturado por um corpo docente de excelência, para atender às necessidades dos juristas que agora se preparam para o ingresso ao CEJ, pela via académica e pela via profissional.

Com a coordenação dos professores da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, António Menezes Cordeiro, Miguel Teixeira de Sousa, Maria Fernanda Palma e Ana Alves Leal, o curso conta ainda com um leque altamente qualificado de outros professores da mesma faculdade.

Como funciona?

A estrutura do curso é composta por três módulos, correspondentes às áreas temáticas das três provas escritas. Ao longo de 27 sessões, que decorrem em horário pós-laboral, os formandos têm acesso a formação intensiva nas áreas de Direito Civil, Comercial e Processual Civil, de Direito Penal e Direito Processual Penal e em Temas Culturais, Sociais ou Económicos. A formação é abrangente e direcionada para as matérias em prova.

As sessões intensivas de preparação para as provas escritas privilegiam a análise de casos práticos e de jurisprudência, bem como o esclarecimento de dúvidas sobre problemas concretos. O curso destina-se a preparar os alunos para uma melhor performance e para o sucesso na execução das provas escritas.

O curso é dirigido a todos aqueles que pretendam realizar os exames de ingresso no CEJ, na vertente da magistratura para tribunais Judiciais, bem como para todos aqueles que pretendam atualizar e aprofundar os conhecimentos nas matérias em questão. Quem optar por esta formação, pode escolher entre a frequência integral do curso ou a frequência de módulos avulsos.

Este ano, as provas escritas de admissão ao CEJ contam com um total de 98 vagas: 48 para a magistratura judicial e 50 para a magistratura do Ministério Público. Nos últimos dois anos, aumentou em mais de 50% o número de magistrados formados pelo Centro de Estudos Judiciários. Em 2016, 1.432 alunos candidataram-se ao curso do CEJ, em 2017 concorreram 970 candidatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Curso de preparação para admissão ao CEJ

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião