Google vai ter um hub tecnológico ou um call center em Oeiras?

O Governo anunciou um investimento da Google para instalar em Portugal um centro de serviços e pólo tecnológico. Mas Mike Butcher, jornalista de tecnologia, garante que será apenas um "call center".

O primeiro-ministro António Costa e o editor do TechCrunch, Mike Butcher (à direita).Fotomontagem, Web Summit e Wikimedia Commons

A notícia da vinda do hub da Google para Portugal partiu do primeiro-ministro, em Davos esta quarta-feira. António Costa afirmou que “Portugal vai em breve acolher um investimento da Google” e que “havia vários países a disputar este investimento”. A informação foi recebida no país com pompa e circunstância. No entanto, de acordo com o jornalista Mike Butcher, é preciso um pouco mais de calma. Deverá ser “apenas um call center.

Quem é Mike Butcher? É editor sénior do Tech Crunch, um dos mais antigos jornais especializados em tecnologia e um jornalista reconhecido na área. Esta quarta-feira, Mike Butcher começou por partilhar uma notícia da Reuters no Twitter, onde se lê: “Google vai abrir centro de tecnologia perto de Lisboa, criando 500 empregos.” Mas não tardou a voltar atrás. Horas depois, em resposta ao seu próprio tweet, o jornalista escreveu: “Ok, acalmem-se todos. É apenas um call center.” Ao ECO, Mike Butcher refere que apurou a informação junto de “fontes portuguesas”.

A informação parece ir contra a avançada pelo Governo e pela Google: os mais de 500 empregos serão trabalho qualificado. Como especificou Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, até já estará fechada a “contratação do espaço”, na ordem dos 7.000 m2, que arrancará, “segundo informação da própria Google”, com 535 postos de trabalho. O secretário de Estado foi ainda mais além: estes empregos serão baseados na área das tecnologias de informação e de comunicação, “desde a gestão da informação às engenharias, num leque alargado de competências”, garantiu Eurico Brilhante Dias.

Nas redes sociais, são evidentes as dúvidas em relação à verdadeira natureza do centro de serviços que a Google. Será mesmo um polo tecnológico? Ou será, afinal, um call center? O ECO pediu alguns esclarecimentos ao Governo, mas não obteve qualquer resposta a tempo de publicação deste artigo. Já do lado da empresa, a Google recusou a tecer mais comentários para além daquele que fez quando se soube da notícia: o centro será “totalmente dedicado aos fornecedores”.

Contudo, fonte próxima do Governo disse ao ECO que o centro da Google em Portugal abrangerá “serviços centrais”. Deverá ser uma espécie de “backoffice europeu”, como é a sede da Google em Dublin (Irlanda), mas que, apesar de também estar “ligado à tecnologia”, terá um foco diferente: albergará, entre outras coisas, o “departamento financeiro” da multinacional que poderá “chegar até 2.000 pessoas” e lançado com “zero apoios públicos”.

Call center ou não, o certo é que a Google vai mesmo expandir operações em Portugal, sob a batuta de Bernardo Correia, o country manager em Portugal. Por explicar fica o que será o novo hub da Google em Portugal e qual a real dimensão deste investimento no âmbito das operações da multinacional na Europa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google vai ter um hub tecnológico ou um call center em Oeiras?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião