Hoje nas notícias: Transportes, Amazon e descentralização

  • ECO
  • 26 Janeiro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Os transportes são o tema quente do dia. Da Carris à CP, passando pelos projetos de lei que visam regular as plataformas como a Uber, há várias histórias sobre este assunto esta sexta-feira. A descentralização e a vinda de gigantes tecnológicas para Portugal também marcam o dia.

Semáforos vão ficar verdes para autocarros atrasados

A Câmara de Lisboa quer mais pontualidade na Carris e, para isso, vai avançar com uma solução inovadora. A partir de fevereiro, no eixo central da cidade (a zona entre o Marquês de Pombal e Entrecampos), quando um autocarro estiver a circular atrasado em relação ao horário, os semáforos vão reconhecer os autocarros e passarão a verde, dando-lhe prioridade na via e permitindo recuperar algum do tempo perdido. Leia a notícia completa no Diário de Notícias.

Amazon negoceia entrada em Portugal

A Amazon estará a preparar um investimento em Portugal, passando a operar também no mercado português. A gigante norte-americana das compras online estará já a negociar um espaço no Porto, na zona nobre da Boavista. A empresa não comenta, mas a “fonte próxima do processo” indica que a entrada no país poderá ser oficializada ainda no primeiro trimestre deste ano. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

CP queria 35, mas só vai ter 28 novos comboios. Cascais de fora

O presidente da CP, Manuel Queiró, propôs ao Governo que a empresa de transportes adquirisse 35 novos comboios. A CP vai mesmo ter novas unidades, mas o caderno de encargos para a compra de material circulante só deverá contemplar 28 comboios. O concurso público que está a ser preparado vai, assim, deixar de fora a compra de comboios suburbanos para Cascais. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Governo vai apresentar novos critérios de reorganização de freguesias

O Governo vai reabrir o dossier da criação e fusão de freguesias. Até junho, garante o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, responsável pela pasta da descentralização, o Governo vai apresentar uma proposta de lei que pretende instituir novos critérios para a criação ou fusão de freguesias. Esta proposta será trabalhada em conjunto com a nova direção da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que será eleita este fim de semana. Os novos critérios poderão levar à alteração do atual número e mapa de freguesias. Umas poderão ser separadas, outras agregadas. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Regulador avisa: propostas para regular a Uber podem distorcer concorrência

A Autoridade da Concorrência analisou as propostas de lei para regulamentar as empresas de transportes através de plataformas, da autoria do Governo, PSD e Bloco de Esquerda, e identificou três aspetos que podem distorcer a concorrência no setor: os requisitos de acesso à atividade, as exigências sobre a idade dos veículos, e as exigências de formação dos condutores. O regulador entende que estas exigências favorecem os táxis em detrimento de empresas como a Uber ou a Cabify. Leia a notícia completa na TSF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Transportes, Amazon e descentralização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião