5 coisas que vão marcar o dia
Balanço da dívida pública, resultados do Totta e debate quinzenal são alguns dos eventos que marcam a agenda nacional desta quinta-feira. Lá fora, atenção para resultados da Amazon, Alphabet e Apple.
A agenda desta quinta-feira é recheada de bastantes eventos, sobretudo a nível nacional. Em concreto, a divulgação dos números da dívida pública no final do ano passado, os resultados do Santander Totta, o debate quinzenal no Parlamento. Lá fora, o foco promete estar na divulgação de contas de três gigantes do setor tecnológico: Amazon, Alphabet e Apple.
Santander Totta revela contas de 2017
Após a divulgação das contas do Grupo Santander, esta quinta-feira será a vez de conhecer em mais detalhe o balanço da atividade do Santander Totta, em Portugal. Para já sabe-se que (sem o Banco Popular), o Santander Totta apresentou um crescimento de 10%, para 440 milhões de euros, dos resultados, com um crescimento do crédito e dos recursos próprios e redução nos custos e nas provisões para insolvências.
Dívida pública: objetivo cumprido?
O Banco de Portugal divulga os números relativos ao total da dívida pública em dezembro. Será assim possível saber com que nível de endividamento o país terminou em 2017, e se este vai ao encontro do previsto pelo Governo. Em termos absolutos, a meta definida pelo Governo aponta para uma dívida pública na ordem dos 242,9 mil milhões de euros, objetivo que em novembro já era cumprido. No Orçamento do Estado para 2018, o Governo inscreveu uma meta de 126,2% do PIB para a dívida pública em 2017.
António Costa no Parlamento. É dia de debate quinzenal
Esta quinta-feira há debate quinzenal no Parlamento. O primeiro-ministro, António Costa, será confrontado com questões dos deputados sobre a atuação do Governo, devendo alguns temas “quentes” não escapar à agenda de discussão. Nomeadamente, as investigações confirmadas pela Procuradoria-Geral da República ao ministro das Finanças, Mário Centeno, no âmbito de um eventual recebimento indevido de vantagem. De acordo com agendamento disponível no site do Parlamento, caberá ao CDS dar o pontapé de saída às intervenções. O debate arranca às 15h00.
BCE revela juros do crédito e dos depósitos
São divulgados os dados sobre as taxas de juro aplicadas na concessão de novos empréstimos e nas novas aplicações em depósitos relativas ao último mês do ano passado, em Portugal. Os números serão divulgados pelo Banco Central Europeu. No que respeita aos depósitos será possível saber se a respetiva remuneração se fixou em dezembro num novo mínimo histórico. No caso dos empréstimos, a tendência geral também tem sido decrescente.
Gigantes tecnológicos prestam contas
São três pesos pesados do setor tecnológico mundial e escolheram o mesmo dia para prestarem contas. Assim será com a Amazon, a Alphabet e a Apple que divulgam os números da sua atividade relativos ao último trimestre do ano passado. De acordo com a Bloomberg, as projeções apontam para que qualquer destas empresas apresente um crescimento das receitas na ordem dos dois dígitos, a refletir a força dos seus principais negócios de venda de gadgets, cloud computing, publicidade digital e vendas de retalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}