Santos Silva: Sair do euro ou manter geringonça? “Não há hesitação”

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2018

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou, em entrevista ao Les Echos, a importância da permanência na União Europeia.

Augusto Santos Silva partilhou com os franceses a “receita” portuguesa para sair da crise, que inclui uma parceria praticamente inquebrável com a Europa, mas especialmente com a Zona Euro. Em entrevista ao jornal francês Les Echos, o ministro dos Negócios Estrangeiros falou do processo de recuperação económica e deixou também clara a mensagem que Portugal tem de apresentar perante os parceiros da União Europeia.

“Investimos politicamente na confiança da população e conseguimos aumentar a procura interna, sem pôr em causa as regras do euro”, apontou o ministro. “Não inventámos nada.” Augusto Santos Silva considera ainda que não se pode incorrer em despesas insustentáveis, por isso “os salários dos funcionários púbicos foram congelados desde 2009 e não nos comprometemos com nada até 2019″.

“Não há milagre senão o fruto dos esforços de uma política constante”, afirma o ministro português, não deixando de parte que o Governo aproveitou um ciclo favorável, mas sabia como o aproveitar. “Estamos conscientes de um efeito cíclico e temos de nos preparar para enfrentar o choque de uma possível mudança de ciclo.”

Assim, Santos Silva garante que a União Europeia é imprescindível na prevenção de uma nova crise e que, por isso, o país está dedicado a cumprir as regras, “mesmo que também queiramos mudá-las um pouco”.

“Foi preciso explicar que não éramos extremistas, que nunca questionaríamos a permanência de Portugal no núcleo duro da União Europeia e que se tivéssemos de escolher entre o euro e o destino do Governo de minoria do Partido Socialista, não teríamos nenhuma hesitação”, concluiu ainda o ministro. Ou seja, a permanência no euro nunca esteve em causa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santos Silva: Sair do euro ou manter geringonça? “Não há hesitação”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião