Macedo: “Caixa tem as melhores condições da banca”

O presidente do banco público diz que todos os protestos de trabalhadores são legítimos, mas avisa que a primeira missão da Caixa é com os depositantes.

Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos, desvalorizou, este sábado, as ações de protesto de cerca de uma centena de trabalhadores, à porta do encontro de quadros do banco público que tem lugar em Santa Maria de Feira, apesar de considerar que todos os protestos são legítimos. Macedo alega que a Caixa tem as melhores condições da banca.

O encontro de quadros, acontece um dia depois da Caixa Geral de Depósitos ter apresentado lucros de 52 milhões de euros.

O presidente diz mesmo que a “Caixa tem as melhores condições da banca e das melhores condições das empresas portuguesas“. E passa a enumerar “tem cerca de 20% da tabela salarial acima de outros bancos, tem o sistema de reformas que não tem igual no público, nem no privado e tem um sistema de pensões que é também mais generoso e ainda um conjunto de benefícios sociais e acordo de empresa muito acima da média”.

Para o presidente do banco público a primeira missão da Caixa é para com os depositantes, a segunda é para com as empresas e famílias e depois com todos os stakeholders, onde se incluem os trabalhadores.

“Os protestos dos trabalhadores são legítimos, mas têm que ser relativamente enquadrados e é preciso ver o que é subjetivo e o que é real, e qual é o pano de fundo. A primeira missão da Caixa é para com os depositantes, a segunda é para com as empresas e famílias e depois com todos os stakeholders onde os trabalhadores são uma peça essencial”, afirmou em declarações transmitidas pela SIC Notícias, o presidente da CGD.

Sobre o que está em cima da mesa em termos de negociações, o banqueiro refere que “pela primeira vez em muitos anos voltamos a negociar a tabela salarial e iremos negociar, à semelhança de outros bancos”.

Ainda sobre as ações de protesto, Macedo recorda que nos doze meses em que está à frente da Caixa, recebeu mais de 12 vezes a comissão de trabalhadores e os sindicatos.

 

(notícia em atualizada às 12:13 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macedo: “Caixa tem as melhores condições da banca”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião