CGD vai aumentar salários. Quer dar lucros aos trabalhadores

  • Rita Atalaia
  • 2 Fevereiro 2018

O banco vai iniciar a negociação da tabela salarial com os seus funcionários, isto ao mesmo tempo que retoma as progressões na carreira. E admite voltar a dar parte dos lucros aos trabalhadores.

No dia em que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou o regresso aos lucros, após seis anos de prejuízos, Paulo Macedo abre a porta ao aumento dos salários dos funcionários do banco estatal. Vai iniciar a revisão das tabelas salariais, mas também retomar as progressões na carreira. Havendo, daqui para a frente, lucros a distribuir, pretende partilhá-los com os seus colaboradores.

“A CGD vai, pela primeira, vez em muitos anos negociar a tabela salarial dos seus trabalhadores”, afirmou fonte oficial do banco estatal ao ECO. Ao mesmo tempo, as “progressões na carreira vão ser retomadas”, acrescentou, no dia em que o banco liderado por Paulo Macedo anunciou lucros de 52 milhões de euros no total de 2017, após os prejuízos recorde do ano anterior. Voltou aos lucros um ano antes do previsto.

A CGD vai, pela primeira, vez em muitos anos negociar a tabela salarial dos seus trabalhadores.

Fonte oficial da CGD

A renegociação da tabela salarial era há muito reivindicada pelos trabalhadores. Os funcionários da CGD, tal como os funcionários públicos, viram o aumento dos seus vencimentos congelado fruto da crise económica vivida no país. Mário Centeno, ministro das Finanças, prometeu que no Orçamento para 2017 estes deixariam de estar sujeitos aos limites salariais e de progressão na carreira.

No entanto, essa promessa de Centeno, apesar de cumprida no Orçamento, não foi aplicada pela CGD. Foram dois os motivos que inviabilizaram o cumprimento: o primeiro foram os prejuízos de quase 1,9 mil milhões de euros registados pela CGD em 2016, o outro foi a mudança na administração com a saída de António Domingues e a entrada, a 1 de fevereiro, de Paulo Macedo.

Agora, Macedo vai desbloquear os rendimentos do trabalhadores do banco. E admite mesmo que não será apenas o Estado a beneficiar da recuperação dos resultados da CGD. Também os trabalhadores vão voltar a receber parte dos lucros que a instituição vier a obter. “A Caixa distribuirá dividendos pelos seus trabalhadores quando estiver em condições de o poder voltar a fazer”, diz fonte oficial.

(Notícia atualizada às 20h55 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD vai aumentar salários. Quer dar lucros aos trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião