Efacec: Nova fábrica de mobilidade elétrica e Isabel dos Santos marcam dia de amanhã

  • ECO
  • 4 Fevereiro 2018

A empresária angolana estará pela primeira vez, em Portugal, para uma inauguração. Fábrica de mobilidade elétrica da Efacec pronta para começar a produzir.

Quando, esta segunda-feira, a Efacec inaugurar a nova unidade de mobilidade elétrica, negócio onde a empresa controlada por Isabel dos Santos está a depositar todas as fichas, os olhos vão estar concentrados na empresária angolana.

A ida de Isabel dos Santos à Maia, para a inauguração da fábrica, está a ser preparada ao pormenor e reveste-se de especial importância, na medida em que as aparições da empresária são raras, sendo mesmo a primeira vez que está presente em Portugal para uma inauguração.

A filha do ex-presidente de Angola, que se fará acompanhar no evento pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e por Mário Leite Silva, o seu braço direito em Portugal e chairman da Efacec, está a dar um sinal da importância que a mobilidade elétrica assume dentro da empresa.

A Efacec que, em 2016, voltou aos lucros (4,3 milhões de euros, face a prejuízos de 20,5 milhões de euros, no ano anterior), está presente na área da mobilidade elétrica desde 2008, antes inclusive do lançamento de veículos elétricos no mercado nacional, que só viria a acontecer em 2010.

A Efacec assume-se como um dos principais fabricantes mundiais de infraestruturas de carregamento de veículos elétricos com presença em mais de 40 países, repartidos por cinco continentes.

A mobilidade elétrica pesa já 6% do volume de negócios da Efacec, cerca de 26 milhões de euros, e tem a ambição de atingir os 15% num futuro próximo.

O evento tem início agendado para as 11h00, estando a abertura a cargo do ministro da Economia e de Isabel dos Santos. Para além da inauguração, o dia fica também marcado pela conferência Plug in Talks sobre “O futuro da mobilidade elétrica”, que será encerrada por Mário Leite Silva.

A conferência terá como oradores Helena Braga, investigadora da nova geração de baterias sólidas, da Universidade de Austin, nos Estados Unidos; Pedro Silva, diretor-geral da mobilidade elétrica da Efacec; Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto; e Ricardo Oliveira, fundador do WorldShopper e autor do estudo “2025 Automative 360º Vision”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Efacec: Nova fábrica de mobilidade elétrica e Isabel dos Santos marcam dia de amanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião