Rendas de Lisboa são em média 120 euros mais caras do que no Porto

  • ECO
  • 6 Fevereiro 2018

Relatório da Uniplaces divulga esta terça-feira o Relatório do Mercado de Arrendamento a Estudantes 2017 em Portugal. Reservas em Portugal registaram um aumento de 37% face a 2016.

As casas arrendadas a estudantes em Lisboa são 120 euros mais caras, em média, do que as arrendadas a estudantes no Porto. A conclusão é do Relatório do Mercado de Arrendamento a Estudantes 2017, divulgado esta terça-feira pela startup fundada em Portugal Uniplaces.

De acordo com os dados revelados, as reservas em Portugal registaram um aumento de 37% face a 2016, com uma duração média de estadia de 5,6 meses, período equivalente a um semestre letivo. “Do total de reservas efetuadas ao longo do ano, 82% foram feitas por estudantes internacionais, maioritariamente de países da Europa. A renda média mensal no último ano foi de 449 euros, o que se traduz num aumento de 34 euros em comparação com o ano anterior”, escreve a empresa em comunicado enviado às redações.

A Uniplaces, criada em 2010, em Portugal, é uma plataforma de aluguer de quartos para estudantes que estabelece parcerias entre os clientes (inquilinos) e os donos dos imóveis (senhorios). “Desde 2010, o número de estudantes de mobilidade no nosso país duplicou. Por esse motivo, cidades, universidade e senhorios devem trabalhar em conjunto para atender às necessidades reais dos estudantes”, constata, no relatório, Miguel Santo Amaro, cofundador da Uniplaces.

Desde 2010, o número de estudantes de mobilidade no nosso país duplicou. Por esse motivo, cidades, universidade e senhorios devem trabalhar em conjunto para atender às necessidades reais dos estudantes.

Miguel Santo Amaro

Cofundador da Uniplaces

A startup portuguesa considera que esta dinâmica não vai abrandar no próximo ano, apresentando como provas os sucessivos investimentos em alojamento universitário: a abertura do novo campus da Nova SBE, assim como novas residências em Lisboa, Porto e Coimbra.

Oferta e procura influencia preços

Assim como aumentou o número de estudantes que procuram Portugal para passarem uma temporada durante o tempo de estudo, também o mercado evoluiu. O número de estudantes em mobilidade no nosso país duplicou desde 2010 e, explica a Uniplaces, isso também condiciona os preços do mercado.

“A procura dos estudantes continua a ser maioritariamente por um quarto privado, em casa partilhada, com Arroios a destacar-se como a zona mais popular para os estudantes, e a apresentar uma renda média mensal de 333 euros. Este valor é inferior ao praticado em Alvalade (367 euros), a zona de Lisboa que regista a menor procura por parte dos jovens”, explica a empresa no mesmo comunicado.

De acordo com o estudo, Entrecampos é a única zona da capital portuguesa a registar uma diminuição do valor médio mensal de arrendamento face a 2016, com uma média de 360 euros por renda.

Já no Porto, ainda que o preço médio seja 120 euros inferior ao de Lisboa, há menos senhorios a incluir o valor das despesas nas rendas. Na cidade do norte do país, a Uniplaces registou um crescimento de 55% nas reservas efetuadas na plataforma, “com o quarto privado a destacar-se como a tipologia mais procurada pelos estudantes”. Quanto às zonas mais procuradas, Paranhos ganha entre as mais populares, com uma renda média mensal de 250 euros, valor que diminuiu sete euros em comparação com o ano anterior. Rio Tinto foi a zona menos procurada pelos estudantes que escolheram o Porto como destino para a sua experiência de mobilidade, com uma renda média mensal de 255 euros, valor 22 euros inferior ao praticado no ano anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendas de Lisboa são em média 120 euros mais caras do que no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião