A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 7 Fevereiro 2018

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Esta quarta-feira o INE revelou que a taxa de desemprego caiu para 8,9%, o valor mais baixo desde 2008. Bruxelas reviu uma décima em alta as suas projeções para o crescimento do PIB português até 2019.

A taxa de desemprego recuou para 8,9% no ano passado. Os dados foram revelados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em 2016 a taxa de desemprego tinha ficado pelos 11,1%. A queda registada em 2017 retira Portugal do clube dos países com uma taxa de desemprego de dois dígitos.

A perspetiva de Bruxelas para o PIB deste ano vai ao encontro da avançada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno. Mas a tendência de abrandamento mantém-se e Portugal até deverá perder o comboio da zona euro: agora o PIB português cresce aquém do conjunto da moeda única.

A Câmara Municipal de Lisboa não vai pagar juros quando devolver aos munícipes a taxa de Proteção Civil, que foi considerada inconstitucional, graças a decisões sobre a Autoridade Tributária (AT) que criaram precedente.

Os conservadores de Merkel e os social-democratas de Schulz chegaram, por fim, a um acordo para formar um Governo de coligação, na Alemanha. A notícia avançada pelo Financial Times marca o fim do impasse governativo que o país vivia, desde as eleições de setembro.

Existem 750 eurodeputados. 21 são eleitos em Portugal. E assim vai continuar a ser se o relatório das duas grandes famílias políticas europeias for aprovado esta quarta-feira no plenário do Parlamento Europeu. Ao ECO, o eurodeputado português Pedro Silva Pereira, que foi um dos dois relatores do texto, diz que a proposta dá essa garantia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião