EUA: Senado aumenta teto da despesa em 300 mil milhões

  • Juliana Nogueira Santos
  • 7 Fevereiro 2018

Aumento da despesa aumenta margem de manobra para que os congressistas consigam conceber um orçamento federal para o ano de 2018.

Os líderes das duas bancadas parlamentares norte-americanas chegaram a acordo para aumentar o teto da despesa federal em 300 mil milhões de dólares, uma maneira de financiar medidas na área da defesa e do desenvolvimento nacional nos próximos dois anos.

O democrata Chuck Schumer e o republicano Mitch McConnell acertaram agulhas e comprometeram-se a canalizar estes fundos para áreas como a infraestrutura, a crise dos opioides que continua a fustigar o país. Este acordo irá ainda encontrar oposição por parte dos democratas, sendo que não resolve o problema que estes querem ver resolvido.

Os liberais esperam que as questões relacionadas com a imigração sejam tidas em conta. Estes não vão votar em nenhum projeto-lei que não inclua fundos para proteger os imigrantes sem documentos que chegaram ao país menores de idade — os Dreamers — e que viram o DACA, o programa criado por Obama, cessado pela administração atual.

O aumento da despesa implica ainda mais margem de manobra para que os congressistas consigam conceber um orçamento federal para o ano de 2018 que encha as medidas dos republicanos e dos democratas. Este tem sido empurrado desde outubro, altura em que o orçamento de 2017 expirou.

Com pouco mais de 24 horas para que o Governo federal volte a ficar sem financiamento, o presidente dos Estados Unidos tem mantido a pressão bem forte. Esta terça-feira, Trump afirmou que iria “adorar” se o Governo entrasse outra vez em shutdown devido à imigração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA: Senado aumenta teto da despesa em 300 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião