Carlos Costa, no Via Bolsa: “Estamos a estabilizar a dívida, mas não estamos a reduzir”

  • Rita Atalaia
  • 20 Fevereiro 2018

O governador do Banco de Portugal alerta para níveis de dívida ainda elevados e que precisam de redução. E “dívida em cima de dívida significa menor capacidade de absorver perdas”, diz Carlos Costa.

Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, na abertura do Via Bolsa.Paula Nunes/ECO

O governador do Banco de Portugal (BdP) deixa um alerta: é preciso reduzir os níveis de dívida. Em mais uma edição do Via Bolsa, organizado pela Euronext Lisboa, Carlos Costa diz que o país está a estabilizar o endividamento, mas não a reduzi-lo. E que essa redução é necessária para dar um novo impulso ao financiamento e à economia. Se não se avançar com esta diminuição do crédito malparado, diz o líder do banco central, corre-se o risco de não se corrigir a trajetória observada até agora.

Ainda “temos níveis de NPL [crédito em incumprimento] elevados”, afirma Carlos Costa. Se não corrigirmos isto, “significa que o próximo ciclo de crescimento se fará alimentando um novo volume de crédito”, acrescenta o governador do banco central. Para o responsável, “não é possível absorver a crise sem reduzir o nível de NPE. Ou seja, os ativos que não gerem rendimento e que têm de ser transferidos de propriedade”.

É, por isso, necessário fazer mais. “Temos de ter consciência de que estamos a seguir para o patamar seguinte, onde se estabiliza o nível de dívida, mas não estamos a reduzi-la”, nota o governador. E “dívida em cima de dívida significa menor capacidade de absorver perdas”, acrescenta.

Sem a redução da dívida, “corremos o risco de não corrigir a trajetória” observada até agora, alerta Carlos Costa. O grande problema da economia portuguesa, refere, é que “tendo limitações de poupança e capacidade de financiamento, Portugal não se pode dar ao luxo de desperdiçar poupança ou destruir capital”. A prioridade deve, por isso, passar pela redução do “nível de endividamento das empresas e, ao mesmo tempo, investir”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Costa, no Via Bolsa: “Estamos a estabilizar a dívida, mas não estamos a reduzir”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião