Administrador da CMVM sai. Governo prepara substituição

Um dos cinco membros do conselho de administração da CMVM vai abandonar o regulador esta sexta-feira.

Afonso Silva, vogal da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), vai cessar as suas funções esta sexta-feira. O Ministério das Finanças está a levar a cabo os procedimentos para o substituir. O conselho de administração fica apenas com quatro membros, mas a sua presidente, Gabriela Figueiredo Dias, tem voto de qualidade que servirá para desempates, caso seja necessário enquanto não houver substituto.

A saída do vogal da CMVM foi anunciada pelo Ministério das Finanças esta terça-feira em comunicado: “José Afonso Godinho Gonçalves da Silva, vogal do conselho de administração da CMVM, cessará funções, a seu pedido e por motivos de natureza pessoal, a partir do dia 2 de março de 2018″.

“O Governo, através do Ministério das Finanças, está a desenvolver os procedimentos legalmente previstos para a designação de um novo vogal do conselho de administração da CMVM“, destaca o gabinete de Mário Centeno, sem referir quem será o substituto de Afonso Silva na estrutura do regulador.

Afonso Silva tinha sido designado vogal da CMVM em janeiro de 2017. É licenciado em informática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Anteriormente ao cargo foi administrador executivo da Açoreana Seguros, S. A., entre julho de 2014 e dezembro de 2016.

O restante conselho de administração é composto pela presidente Gabriela Figueiredo Dias, a vice-presidente Filomena Oliveira, o vogal João Gião e o vogal Rui Pinto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Administrador da CMVM sai. Governo prepara substituição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião