Parlamento Europeu vai ouvir Comissão Europeia sobre “lobby” de Barroso

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2018

Parlamento Europeu aprovou proposta da esquerda, isto é, quer que Comissão Europeia se pronuncie sobre alegadas "atividades de lobbying" de Durão Barroso.

O Parlamento Europeu deu “luz verde” à proposta do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE, a que pertencem PCP e BE) para que a Comissão Europeia assuma uma posição relativamente às alegadas “atividades de lobbying” de Durão Barroso.

A proposta, que foi aprovada, esta quarta-feira, com 241 votos a favor (133 contra e oito abstenções), poderá implicar a audição a um dos responsáveis dessa entidade, ainda esta tarde. Além disso, o diploma implica a inclusão da polémica em torno da reunião do antigo presidente da Comissão Europeia com o comissário Jyrki Katainem na agenda de trabalhos do mini-plenário do Parlamento Europeu que decorre, esta semana, em Bruxelas.

Recorde-se que o antigo presidente da Comissão Europeia reuniu-se, em outubro, com o comissário Jyrki Katainem para debater temas relacionados com o mercado e com a Defesa da União. Durão Barroso tinha prometido não fazer lobby a favor do banco de investimento que representa, o Goldman Sachs, junto das autoridades europeia, o que acabou por não ser cumprido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Parlamento Europeu vai ouvir Comissão Europeia sobre “lobby” de Barroso

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião