Alojamentos locais mais do que duplicam em dois anos

Portugal conta, atualmente, com 59 mil unidades de alojamento local registadas. Em dezembro de 2015, eram 28 mil.

O número de alojamentos locais registados em Portugal duplicou no espaço de dois anos. O país tem agora 59 mil unidades deste tipo de alojamento, quando, em dezembro de 2015, contava com 28 mil unidades. O número de empresas ligadas ao setor turístico também está a crescer a um ritmo acelerado.

A informação foi avançada, esta quinta-feira, pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre até domingo. Segundo a governante, parte destes alojamentos já existia, mas estava “fora do mercado normal”. A obrigação legal de as plataformas como o Airbnb passarem a apresentar o número de registo dos alojamentos locais, que entrou em vigor no ano passado, ajudou à legalização de várias destas unidades, disse.

Segundo os dados disponíveis no Registo Nacional do Alojamento Local, gerido pelo Turismo de Portugal, grande parte destas unidades está concentrada nas regiões de Lisboa (que 14.862 alojamentos) e do Algarve (com 24.257 alojamentos).

Ana Mendes Godinho aproveitou ainda para salientar o crescimento das empresas ligadas ao setor. No ano passado, o número de empresas de animação aumentou 160%. Ao mesmo tempo, mil empresas turísticas recorreram, nos últimos dois anos, a apoios do Turismo de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alojamentos locais mais do que duplicam em dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião