5 coisas que vão marcar o dia
O financiamento dos partidos, a União Económica e Monetária, o Brexit, a produção industrial e também a EDP são os principais temas a que estar atento esta sexta-feira. Saiba o que marca o dia.
Esta sexta-feira, o Parlamento recebe não só um novo debate sobre o financiamento dos partidos, mas também o vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis para falar sobre a União Económica Monetária. Um olho vai estar posto na bolsa, onde a EDP se estreia após a apresentação de resultados largamente positivos, e outro no Reino Unido, onde Theresa May faz um discurso decisivo sobre o Brexit. O Instituto Nacional de Estatística (INE) por sua vez divulga os dados da produção industrial em janeiro.
Financiamento dos partidos traz novidades?
Marcelo Rebelo de Sousa vetou o decreto do financiamento dos partidos da primeira vez que lhe foi parar às mãos, pedindo um debate mais alargado sobre o que nele vinha incluído. Esta sexta-feira, os partidos debatem durante 91 minutos os conteúdos do diploma, que poderá sofrer alterações. O PS, por exemplo, segundo revelou o Público, pretende clarificar a questão da devolução do IVA para as despesas de campanhas eleitorais.
Dombrovskis no Parlamento sobre o Semestre Europeu
O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis, que está de visita a Portugal e desejou esta quinta-feira que os portugueses começassem a sentir no quotidiano os efeitos do crescimento económico, vai estar na Comissão de Assuntos Europeus, em audição conjunta com a Comissão de Trabalho, para falar sobre este ciclo de coordenação de políticas económicas e orçamentais, conhecido como o semestre europeu, e sobre a União Económica e Monetária.
May faz discurso sobre Brexit em momento de fricção
O discurso de Theresa May desta sexta-feira está a ser especialmente antecipado, já que a primeira-ministra britânica fala sobre o Brexit e o período que se lhe seguirá numa semana em que Bruxelas e Londres chocaram sobre o acordo que vai determinar o futuro da Irlanda do Norte e do seu vizinho a sul, a República da Irlanda, já que o país a norte pertence ao Reino Unido e o outro não. O funcionamento da fronteira entre os dois está a ser alvo de grande controvérsia, e May deverá expressar a sua perspetiva esta sexta-feira.
INE mostra produção industrial de janeiro
A atividade industrial portuguesa acelerou em 2017, com um aumento de 4% no ano passado, mais 1,7 pontos percentuais do que em 2016. Mas como arrancou o ano de 2018? O INE revela esta terça-feira as estatísticas da produção da indústria portuguesa no primeiro mês do ano, após um dezembro com uma variação mais baixa do que a de novembro.
EDP na bolsa após apresentação de resultados positivos
Após apresentar lucros de 1.113 milhões de euros, mais 16% do que em 2016, como é que a bolsa lisboeta vai acolher a EDP? A subida dos lucros explica-se pela venda da Naturgas e Portgas, reduzindo a dívida, e os dividendos vão manter-se. De notar que, apesar de positivos, os resultados são inferiores aos que eram esperados pelos analistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}