A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 5 Março 2018

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A resposta de Isabel dos Santos às acusações do atual presidente da Sonangol é longa, e violenta. Convida-o até a provar as acusações ou a demitir-se. Um terço dos dividendos do PSI-20 vai para os bolsos de apenas seis acionistas.

Isabel dos Santos acusa Carlos Saturnino, atual presidente da Sonangol, de “procurar buscar um bode expiatório, para esconder o passado negro” da empresa e o que classifica de “falência” em que a encontrou. “Ora, isto não passa de uma manobra de diversão, para enganar o povo sobre quem realmente afundou a Sonangol”.

O que têm em comum as famílias Soares dos Santos, Amorim e Azevedo com os investidores internacionais China Three Gorges, Capital Group e Isabel dos Santos? São estes os campeões dos dividendos na bolsa de Lisboa.

Não há volta a dar: está a chegar a época dos dividendos à bolsa portuguesa, um dos pontos mais altos do ano para os investidores. Neste campeonato, Portugal merece honras de campeão europeu. Mas há em Lisboa os bons dividendos, aqueles assim-assim e outros que merecem uma maior reflexão. Está à procura de um dividendo generoso? Então tome note.

Os lucros até podem ter subido em 2017 à boleia da economia, mas as cotadas do PSI-20 nem por isso vão partilhar mais dinheiro pelos acionistas. Contas feitas, por cada euro lucrado no ano passado, 65 cêntimos vão parar ao bolso dos acionistas, uma remuneração inferior à do ano passado. O bolo total dos dividendos deverá manter-se nos 2,3 mil milhões de euros.

Esta segunda-feira, após as projeções dos resultados das eleições italianas que dão a vitória ao Movimento 5 Estrelas, Matteo Renzi, líder do Partido Democrático, apresentou a sua demissão, de acordo com a notícia adiantada pela agência Ansa (conteúdo em italiano). Um porta-voz de Renzi disse não ter conhecimento desta decisão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião