Amazon em negociações para criar… um banco digital

A empresa estará a ouvir grandes bancos mundiais, à procura de um parceiro para lançar um novo serviço de contas bancárias digitais. O projeto ainda está em fase muito inicial, diz o WSJ.

A Amazon estará em conversações com grandes bancos internacionais e poderá avançar para a criação de um produto semelhante a uma conta bancária, de acordo com informações apuradas pelo The Wall Street Journal (acesso pago). Segundo o jornal, o projeto ainda estará numa fase muito inicial, mas começa a ser difícil encontrar um setor onde a Amazon não tenha trunfos na manga.

A empresa estará a ouvir propostas de instituições como o JPMorgan Chase, à procura de um parceiro para avançar com a ideia. O primeiro produto de cariz financeiro com carimbo da Amazon deverá focar-se nas camadas mais jovens e outras pessoas sem contas bancárias ditas mais tradicionais. Mas ainda não é certo que permita pagar faturas ou aceder à rede de caixas automáticas, como acontece na generalidade das contas.

A aposta da empresa liderada por Jeff Bezos tem, obviamente, enquadramento estratégico dentro da empresa. Contas bancárias numa rede controlada pela própria Amazon permitiriam à empresa reduzir as despesas com comissões pagas a entidades financeiras no processamento de pagamentos, ao mesmo tempo que lhe daria acesso a um vasto conjunto de dados que permitiriam à companhia conhecer (ainda) melhor os clientes.

Ao The Wall Street Journal, uma fonte conhecedora do processo garantiu, ainda assim, que esta ideia não prevê que a Amazon se transforme num banco. A empresa será mais uma parceira do que uma concorrente, embora o setor financeiro há muito tema a disrupção que uma gigante de 700 mil milhões de dólares, como a Amazon, possa vir a trazer.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Amazon em negociações para criar… um banco digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião