Amazon em negociações para criar… um banco digital

A empresa estará a ouvir grandes bancos mundiais, à procura de um parceiro para lançar um novo serviço de contas bancárias digitais. O projeto ainda está em fase muito inicial, diz o WSJ.

A Amazon estará em conversações com grandes bancos internacionais e poderá avançar para a criação de um produto semelhante a uma conta bancária, de acordo com informações apuradas pelo The Wall Street Journal (acesso pago). Segundo o jornal, o projeto ainda estará numa fase muito inicial, mas começa a ser difícil encontrar um setor onde a Amazon não tenha trunfos na manga.

A empresa estará a ouvir propostas de instituições como o JPMorgan Chase, à procura de um parceiro para avançar com a ideia. O primeiro produto de cariz financeiro com carimbo da Amazon deverá focar-se nas camadas mais jovens e outras pessoas sem contas bancárias ditas mais tradicionais. Mas ainda não é certo que permita pagar faturas ou aceder à rede de caixas automáticas, como acontece na generalidade das contas.

A aposta da empresa liderada por Jeff Bezos tem, obviamente, enquadramento estratégico dentro da empresa. Contas bancárias numa rede controlada pela própria Amazon permitiriam à empresa reduzir as despesas com comissões pagas a entidades financeiras no processamento de pagamentos, ao mesmo tempo que lhe daria acesso a um vasto conjunto de dados que permitiriam à companhia conhecer (ainda) melhor os clientes.

Ao The Wall Street Journal, uma fonte conhecedora do processo garantiu, ainda assim, que esta ideia não prevê que a Amazon se transforme num banco. A empresa será mais uma parceira do que uma concorrente, embora o setor financeiro há muito tema a disrupção que uma gigante de 700 mil milhões de dólares, como a Amazon, possa vir a trazer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amazon em negociações para criar… um banco digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião