5 coisas que vão marcar o dia
É um dia de estatísticas. INE e Eurostat dão uma panorâmica dos indicadores a nível mundial. Ao nível empresarial, o destaque vai para os CTT que hoje divulgam resultados.
Esta quarta-feira arranca com uma panóplia de dados económicos. Enquanto em Portugal o Instituto Nacional de Estatística divulga o índice de custos de construção, isto na semana em que se ficou a saber que comprar casa em Lisboa é quase tão caro como em Madrid, na Europa aguarda-se com alguma expectativa os dados do Eurostat dando conta do crescimento do PIB na Zona Euro. Do lado de lá do Atlântico, é dia da publicação do Livro Bege, o que dá uma indicação do pensamento da Fed face ao andamento das taxas de juro no país de Donald Trump.
CTT apresentam resultados de 2017
OS CTT vão reportar as contas relativas ao exercício de 2017, após o fecho do mercado. Segundo estimativas dos analistas, em 2017 os lucros da empresa liderada por Francisco Lacerda terão caído cerca de 40%. Estes resultados são os primeiros a ser apresentados depois de a administração ter anunciado um plano de restruturação que passa pela saída de 800 trabalhadores e pelo fecho de pelo menos 22 lojas, na sequência da menor atividade do negócio postal.
Eurostat divulga dados do crescimento do PIB
O Eurostat vai esta quarta-feira divulgar o crescimento do PIB nos Estados-membros. Os números deverão confirmar a robustez da economia na Zona Euro. Já na economia nacional o PIB avançou 2,7%. Será que foi a economia que mais cresceu? A resposta será dada quando forem conhecidos os números finais pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia.
INE publica índice de custos de construção relativos a janeiro
Depois dos custos de construção da habituação terem aumentado 1,7% e os preços de manutenção e regular da habitação terem subido em 2%, em 2017, superando a variação média de 0,6% registada em 2016 por ambos os índices, fica agora a conhecer-se a variação destes índices relativas a janeiro de 2018. Será uma tendência que se mantém? A prova será dada pelos dados do INE revelados esta quarta-feira.
Desigualdade salarial entre homens e mulheres em números
A desigualdade salarial entre homens e mulheres tem marcado as diferentes agendas políticas, tendo mesmo levado a que a Comissão Europeia tenha desencadeado um plano de ação para acabar com as disparidades salariais. Ainda assim, segundo dados divulgados pelo Eurostat relativos a 2015, em Portugal os homens ganhavam, em média, mais 17,8% do que as mulheres, um valor acima da disparidade salarial média da União Europeia que era de 16,3%. Terá esta situação sido alterada? A resposta será dada com base nos novos dados do Eurostat.
Reserva Federal publica livro Bege
A Reserva Federal norte-americana publica esta quarta-feira o livro bege. O relatório da Fed disponibilizado oito vezes por ano, agrega os dados das 12 delegações da Reserva Federal dos Estados Unidos e são um bom indicador da perceção de cada uma em relação à economia do país. O documento ganha importância na medida em que é um bom indicador das projeções da Fed face ao comportamento das taxas de juro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}