Lisboa mandou recolher as bicicletas, mas a oBike promete voltar “em breve”

A oBike recebeu ordem da Câmara Municipal de Lisboa para recolher todas as bicicletas amarelas e cinzentas. Mas a empresa promete voltar às ruas "em breve".

A rede privada de bicicletas partilhadas oBike promete voltar ao ativo na cidade de Lisboa. Numa mensagem publicada no Facebook, a startup explica que os serviços “não estão disponíveis” de momento, mas reitera o compromisso de regressar: “Estamos a melhorar o serviço em Lisboa e, em breve, estaremos de volta.”

Esta mensagem da oBike surge na mesma semana em que terminou o prazo dado pela Câmara Municipal de Lisboa para que a empresa retire as bicicletas amarelas e cinzentas das ruas. A rede oBike permitia aos utilizadores circularem em bicicletas partilhadas que podiam ser deixadas em qualquer sítio da cidade.

No entanto, o facto de não terem uma estação fixa, como acontece com a rede pública de bicicletas da EMEL (Gira), levou a que começassem a surgir bicicletas oBike no meio das ruas, muitas vezes tombadas ou amontoadas em sítios aleatórios. Desta forma, e até porque a empresa não terá licença da autarquia para exercer este tipo de atividade, o executivo camarário decidiu dar ordem de retirada.

Ao jornal Público (acesso condicionado), Miguel Gaspar, vereador com a pasta da Mobilidade, justificou a decisão com uma “ocupação abusiva do espaço público” e alegada falta de licenciamento por parte da empresa. Além do mais, a própria Câmara Municipal terá tido dificuldades em notificar os responsáveis. A Polícia Municipal também já terá instruções para recolher as bicicletas, embora esta quarta-feira o ECO ainda tenha visto uma bicicleta oBike estacionada numa rua.

O ECO tentou contactar a oBike no sentido de apurar para quando está previsto o regresso das bicicletas às ruas de Lisboa e se a empresa já está, ou não, a tratar do licenciamento junto da Câmara Municipal de Lisboa. Contudo, não obteve resposta em tempo útil. Contactado, o gabinete do vereador Miguel Gaspar também não estava imediatamente disponível.

A oBike é uma startup com raízes na Singapura e problemas semelhantes já tinham sido registados noutros países onde a empresa tem atividade. A empresa foi criada em janeiro do ano passado e, segundo o site da startup, terá garantido um financiamento de 45 milhões de euros em agosto do mesmo ano. No Twitter, são várias as contas que partilham imagens de bicicletas da empresa em localizações caricatas nas cidades. A empresa chegou espontaneamente a Portugal há menos de um mês, com cerca de 350 bicicletas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa mandou recolher as bicicletas, mas a oBike promete voltar “em breve”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião