PGR abre inquérito a braço direito de Rui Rio

Gabinete de Joana Marques Vidal enviou os elementos relativos a Feliciano Barreiras Duarte para o DIAP de Lisboa.

A Procuradoria-Geral da República remeteu para inquérito no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa os elementos que recolheu sobre o caso do currículo do atual secretário-geral do PSD, Feliciano Barreiras Duarte.

Luís Marques Mendes, Feliciano Barreiras Duarte (ao centro) e Manuel Castro Almeida, no 37.º Congresso do PSDPaula Nunes/ECO

“Na sequência de notícias vindas a público, a Procuradoria-Geral da República procedeu à recolha de elementos. Esses elementos foram encaminhados para o DIAP de Lisboa com vista a abertura de inquérito“, revelou a PGR, em resposta à agência Lusa, sem adiantar mais pormenores.

O secretário-geral do PSD, escolhido por Rui Rio incluiu durante anos no seu currículo o estatuto de visiting scholar na Universidade de Berkeley, apesar de o seu nome não constar nos registos da universidade. O social-democrata nem chegou a ter frequentado a Universidade, como avançou inicialmente o jornal Sol.

Perante esta revelação, o secretário-geral do PSD, antigo chefe de gabinete de Pedro Passos Coelho no PSD e ex-secretário de secretário de Estado adjunto de Miguel Relvas, já disse que vai corrigir a informação.

Barreiras Duarte não vai deixar cargo no PSD

Apesar da investigação, Feliciano Barreiras Duarte não tem intenções de deixar de ser secretário-geral do PSD. Segundo revelou o jornal Expresso ao final desta terça-feira, a abertura do processo não tem implicações, “para já”, na equipa de Rui Rio.

Em declarações ao jornal, o político garante estar “totalmente disponível para colaborar com o DIAP”. “[Posso] explicar todo o meu trajeto académico e apresentar todo o trabalho de investigação que fiz ao longo destes anos”, indicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PGR abre inquérito a braço direito de Rui Rio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião