Portugal paga juro de 2,8% por dívida a 27 anos

Portugal levantou 1.250 milhões em dívida a dez e 27 anos. Em ambos os prazos, pagou os juros mais baixos de sempre. No caso das obrigações com maturidade em 2045, o IGCP obteve um juro de 2,8%.

Portugal levantou 1.250 milhões de euros em dívida a dez anos e 27 anos. Em ambos os prazos, obteve os juros mais baixos de sempre. No caso das obrigações com maturidade em 2045, o prazo mais longo com que a República se financia, o IGCP conseguiu um juro de 2,8% perante um maior interesse da parte dos investidores. Analistas falam em sucesso. O ministro das Finanças também.

“Colocámos dívida a dez anos e a 27 anos com juros de 1,7% e 2,8%. Não são as taxas mais baixas da semana passada nem de de há um ano. São as taxas mais baixas de sempre“, comentou Mário Centeno no Parlamento. “É apenas e só o resultado de cumprir e de tornar a política económica em Portugal credível”, salientou o ministro numa breve nota aos deputados sobre a operação desta manhã.

Sem surpresas, o IGCP voltou esta quarta-feira ao mercado de dívida. Realizou um duplo leilão que marcou o regresso do país ao financiamento de muito longo prazo. E com sucesso dado que registou taxas de juro muito mais baixas do que as anteriores, o que significa que estes empréstimos custam menos aos cofres dos portugueses.

Os investidores exigiram uma taxa de juro de 2,8% para comprar 275 milhões de euros em títulos de dívida que vencem em 2045 (27 anos). É um custo que está em linha com os preços do mercado mas que representa uma forte baixa face à anterior operação na mesma linha: há menos de um ano, quando recorreu a esta linha de 2045, registou uma taxa de 3,977%. Importante para esta redução da taxa esteve a dimensão da operação: o IGCP colocou menos dívida para venda face aos anteriores leilões, o que ajudou a melhorar o rácio da procura face à oferta.

Linha de 2045 continua a registar taxas mínimas

Fonte: IGCP

Adicionalmente, na linha de referência a dez anos, Portugal também conseguiu aproveitar as boas condições do mercado para se financiar aos custos mais baixos de sempre. Registou um juro de 1,778% para vender 975 milhões de euros. Ainda há um mês, na mesma maturidade, o juro foi de 2,046%.

“Foram duas emissões de dívida com bastante sucesso e em ambas Portugal conseguiu emitir dívida com as taxas mais baixas de sempre para estes prazos. Na dívida a 10 anos, Portugal registou uma descida substancial para um curto espaço de tempo”, explicou Filipe Silva, diretor da Gestão de Ativos do Banco Carregosa. “Mas o mais extraordinário foi a emissão a 27 anos a uma taxa de 2,8%. (…) Basta dizer que esta taxa de 2,8% foi o que se pagou por dívida a 10 anos emitida em setembro de 2017. Agora, com a mesma taxa conseguimos dívida que só se vence em 2045″, disse ainda.

“Estas duas operações mostram que o prémio de risco da dívida portuguesa baixou drasticamente o que é muito bom para os interesses do país, dado sobretudo tratar-se de dívida longa. Estes resultados irão certamente ter impacto também no custo de financiamento de empresas portuguesas que queiram emitir dívida no mercado”, sublinhou ainda Filipe Silva.

De acordo com as previsões do IGCP, o custo médio da dívida pública portuguesa deverá continuar a baixar este por força dos pagamentos antecipados ao Fundo Monetário Internacional (FMI) mas também destas emissões que estão a sair mais em conta a Portugal. Em 2018, o custo do stock de endividamento cairá para 2,8%, o mais baixo da década.

(Notícia atualizada às 10h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal paga juro de 2,8% por dívida a 27 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião