Central fotovoltaica instalada em Castelo de Vide num investimento de 20 milhões de euros

  • Lusa
  • 15 Março 2018

Castelo de Vide vai receber uma central fotovoltaica, que deverá entrar em funcionamento no final deste ano. O investimento, de 20 milhões de euros, vai extender-se por uma área de 50 hectares.

Uma central fotovoltaica, com 71 mil painéis solares, vai ser instalada em Castelo de Vide (Portalegre), num investimento de 20 milhões de euros, disse esta quinta-feira à agência Lusa um responsável da empresa promotora do projeto.

A Central Fotovoltaica de Tendeiros prevê iniciar a produção no último trimestre deste ano, numa extensão de cerca de 50 hectares, na freguesia de São João Batista, no concelho de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre. “Este investimento surge na sequência de um trabalho de prospeção de terrenos. Consideramos que é uma boa zona e com apetência para a instalação deste tipo de projetos”, explicou à Lusa António Luzia, gestor de projetos da empresa Exus Management Partners.

De acordo com o responsável, a central fotovoltaica vai ficar instalada num terreno privado, arrendado pela empresa por um período de 30 anos. O projeto está inserido num conjunto de centrais fotovoltaicas que o Governo anunciou recentemente e que visa promover as energias renováveis em Portugal. “Esta central vai estar ligada à EDP, à subestação de Alpalhão (concelho de Nisa), que é a localidade mais próxima, numa distância de cerca de três quilómetros”, explicou.

Contactado pela Lusa, o presidente do município de Castelo de Vide, António Pita, afirmou que este “é, “seguramente, o maior investimento privado alguma vez realizado no concelho”. “Congratulamo-nos com o facto de Castelo de Vide receber esta central fotovoltaica, porque é uma marca para o território e prestigiante para o concelho, que fica associado a um assunto da ordem do dia a nível internacional, que é a sustentabilidade do planeta, nomeadamente através das energias renováveis”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Central fotovoltaica instalada em Castelo de Vide num investimento de 20 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião