Pensões de carreiras longas sem bonificação? UGT quer esclarecimentos

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 16 Março 2018

Ao mesmo tempo que elimina o fator de sustentabilidade nas pensões de carreiras muito longas, o Governo também retira bonificações. UGT pede esclarecimentos ao Executivo.

A UGT entende que é preciso clarificar a questão suscitada esta sexta-feira em torno das pensões atribuídas a trabalhadores com carreiras contributivas muito longas. E não põe de parte a possibilidade de questionar o Governo na reunião de concertação social prevista para dia 23.

De acordo com o Jornal de Negócios, no âmbito do novo regime de reformas antecipadas para carreiras contributivas muito longas, o fim do corte do fator de sustentabilidade só é aplicado quando, em contrapartida, aquela pessoa perde o direito às bonificações por muitos anos de descontos. Os especialistas contactados mostram dúvidas quanto ao fundamento legal deste procedimento. Citando o Governo, o jornal indica ainda que quando o novo regime se revela menos favorável, é aplicado o antigo. Mas o que não se garante é que o novo regime venha a resultar num benefício, adianta ainda o Negócios.

“Compete ao Governo clarificar a situação”, diz Sérgio Monte em declarações ao ECO. E acrescenta: “Não me parece que o regime de bonificações, seja ele qual for, tenha sido suspenso, porque isso não foi negociado”. O dirigente da UGT entende que a questão tem de ser esclarecida e admite suscitar a questão numa próxima reunião de concertação social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões de carreiras longas sem bonificação? UGT quer esclarecimentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião