Como aderir ao pagamento de impostos por débito direto?

O ECO explica-lhe os passos a dar para aderir a esta funcionalidade no Portal das Finanças e as opções disponíveis.

Já é possível pagar impostos por débito direto. A adesão pode ser feita por via eletrónica ou através dos serviços locais de finanças e, de acordo com o Governo, permite evitar coimas.

O débito direto permite que os contribuintes “evitem coimas e as custas associadas a processos de execução fiscal por falta de pagamento de imposto nos prazos legais”, afirmou Mário Centeno na apresentação desta modalidade de pagamento. Só o Imposto Único de Circulação (IUC) gerou, em 2017, coimas de 54 milhões de euros, acrescentou.

O débito direto está disponível para o pagamento de:

  • IRS
  • IRC
  • IMI
  • IUC
  • Pagamento por Conta de IRS
  • Pagamento a prestações

Para lhe explicar os passos a dar na adesão através do Portal das Finanças, o ECO preparou um vídeo, baseado em informação da Autoridade Tributária e Aduaneira. Atualmente, assim que os contribuintes acedem ao Portal das Finanças, encontram logo um atalho para entrar na área do débito direto, o que faz com que possam saltar os passos iniciais do vídeo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como aderir ao pagamento de impostos por débito direto?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião