Dropbox estreia-se em bolsa. Ações sobem mais de 50%

  • ECO
  • 23 Março 2018

A Dropbox estreou-se em bolsa... e os investidores estão otimistas. As ações estão a subir mais de 40%, naquele que é o maior IPO em mais de um ano.

As ações da Dropbox estão a brilhar na estreia em bolsa. A empresa está a subir mais de 40% depois de ter realizado a maior oferta pública inicial (IPO, a sigla em inglês) em mais de um ano. Isto depois de outros nome conhecidos no setor tecnológico, como foi o caso do “unicórnio” Snap ter entrado na bolsa em março do ano passado.

Os títulos da Dropbox estão a subir 42% para os 29,93 dólares. Mas já chegaram a tocar os 31,6 dólares, o que representa uma valorização de mais de 50% face ao preço inicial de venda de 21 dólares. Segundo a Reuters, e considerando o valor a que arrancou a negociação (de 29 dólares), a empresa está avaliada em 12,67 mil milhões de dólares, acima dos 10 mil milhões que estavam previstos.

Há um ano foi a vez de a Snap estrear-se em bolsa. Nessa sessão, as ações também dispararam 41%. A holding que detém o Snapchat, uma rede social das imagens e vídeos que desaparecem, protagonizou na altura a maior entrada em bolsa dos últimos três anos e uma das maiores da última década. Foi também o primeiro IPO de uma tecnológica do ano nos EUA.

“A Dropbox vai para a bolsa no momento certo. Tem uma história que justifica a sua necessidade de financiamento e as dinâmicas do mercado são boas”, afirma Josh Lerner, professor de banca de investimento na Harvard Business School, à Reuters. “Simultaneamente, o contexto é também competitivo”, acrescenta.

"A Dropbox vai para a bolsa no momento certo. Tem uma história que justifica a sua necessidade de financiamento e as dinâmicas do mercado são boas.”

Josh Lerner

Professor de banca de investimento na Harvard Business School

A plataforma de armazenamento de dados em nuvem foi criada em 2007 e hoje conta com cerca de 500 milhões de utilizadores, no entanto, a maioria não paga pelos serviços. A versão premium conta apenas com 11 milhões de utilizadores, um número que a empresa espera aumentar através de campanhas de marketing. Os prejuízos têm vindo a diminuir ano após ano, tendo perdido 111,7 milhões de dólares o ano passado.

O bom desempenho dos títulos da Dropbox não estão a ter impacto nas bolsas norte-americanas, nomeadamente no tecnológico Nasdaq. O índice desce 0,85% para 7.105,42 pontos, em linha com as restantes bolsas norte-americanas. O Dow Jones recua 0,29% para 23.889,05 pontos, enquanto o S&P 500 cede 0,56% para 2.628,80 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dropbox estreia-se em bolsa. Ações sobem mais de 50%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião