Musk aderiu ao #deletefacebook. Tesla e SpaceX desaparecem da rede social

  • Juliana Nogueira Santos
  • 23 Março 2018

As páginas de Facebook da Tesla e da Space X deixaram de existir porque o fundador fez questão de as apagar. Antes, nem sabia que existiam.

Mark Zuckerberg pediu desculpas pelo que aconteceu com a Cambridge Analityca, mas parece não ser suficiente para suster a avalanche de utilizadores que está a apagar as suas contas — o movimento #deletefacebook. Desta vez, foi Elon Musk a dizer adeus às contas de Facebook das suas marcas — as que nem ele sabia que existiam.

Depois do escândalo que assolou o Facebook, com os dados de mais de 50 milhões de utilizadores a serem utilizados pela empresa de análise política que trabalhou para a campanha de Donald Trump em 2016, foram muitos os que viram na eliminação da sua conta a única maneira de resolver o assunto. Para Musk, acérrimo utilizador do Twitter, foi mais do que um manifesto: algo como limpar a casa.

Tudo começou com a página oficial da SpaceX, a empresa aeroespacial de Musk, quando um utilizador o desfiou a apagar a página “se fosse homem”. Musk respondeu que nem sabia que havia uma página da Space X e afirmou: “Apagarei.”

Minutos depois, onde antes estavam as publicações e as fotografias dos foguetões de Musk passou a estar a mensagem: “Infelizmente, este conteúdo não está disponível neste momento.”

"Não uso o Facebook e nunca usei, por isso não acho que seja um mártir ou que as minhas empresas vão sofrer um grande impacto. Além do mais, não fazemos publicidade ou pagamos por patrocínios por isso… não quero saber.”

Elon Musk

Fundador da Tesla e da SpaceX

Insatisfeitos, os utilizadores do Twitter forma mais longe. “Esta também devia ser apagada, certo?”, perguntou Bryson Masse, repórter do The Wire, referindo-se à página da Tesla. “Definitivamente. Parece foleira de qualquer forma”, respondeu Elon Musk. E o cenário repetiu-se.

“Não uso o Facebook e nunca usei, por isso não acho que seja um mártir ou que as minhas empresas vão sofrer um grande impacto”, respondeu ainda a outro utilizador o empresário. “Além do mais, não fazemos publicidade ou pagamos por patrocínios por isso… não quero saber”

Antes de serem apagadas, as páginas de Facebook da Tesla e da Space X tinham, cada uma, mais de 2,6 milhões de gostos. Ainda assim, as marcas ainda estão presentes na outra rede social detida por Zuckerberg, o Instagram. Veremos por quanto tempo.

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