Mulheres portuguesas têm filhos mais tarde. Maioria só tem um

Dados do Eurostat mostram que, em 2016, a maioria das mulheres portuguesas só teve filhos apenas depois dos 30 anos. Mais de metade optou por ter apenas um filho e apenas 3,1% chegou ao quarto filho.

As mulheres portuguesas têm o seu primeiro filho quase aos 30 anos (29,6 anos). De acordo com um relatório divulgado, esta quarta-feira, pelo Eurostat, a idade média portuguesa está ligeiramente acima da idade média europeia (29 anos). Apesar desse dado estar quase em linha com os restantes Estados-membros, dos 87 mil bebés nascidos em 2016, em Portugal, metade tinham mães com idades entre os 30 e os 39 anos.

As famílias portuguesas não só optam por ter filhos mais tarde do que a média europeia, como também apresentam taxas de fertilidade mais baixas, revelam ainda os dados do gabinete europeu de estatísticas. Em 2016, a média de nascimentos por mulher foi de 1,6 na Europa.

De forma desagregada, a França (1,92 nascimentos por mulher) e a Suécia (1,85) foram os Estados-Membros com as taxas de fertilidade mais elevadas da região, seguidos pela Dinamarca e Reino Unido (ambos com 1,79). Portugal surge no lado oposto da tabela. Depois de Espanha e Itália (ambos com 1,34 nascimentos por mulher), aparece Portugal com uma média de 1,36 nascimentos por mulher.

No que respeita ao número de filhos, as famílias portuguesas também são muito conservadoras. Mais de metade (52%) fica pelo primeiro filho, a quarta percentagem mais elevada da Europa. Apenas a Roménia, Malta e o Luxemburgo apresentam taxas superiores. Já chegar ao quarto filho foi uma realidade para apenas 3,1% das famílias que tiveram filhos em 2016. Apenas Espanha apresenta um número inferior: 2,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mulheres portuguesas têm filhos mais tarde. Maioria só tem um

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião