Dívida pública tem maior aumento em quase um ano. São 246 mil milhões de euros

Endividamento público aumentou 2,4 mil milhões de euros em fevereiro para 246 mil milhões, diz o Banco de Portugal. Foi o maior aumento desde abril do ano passado.

A dívida pública registou em fevereiro o maior aumento em quase um ano. O endividamento do Estado e das administrações públicas engordou 2,4 mil milhões de euros para um total de 246 mil milhões, revela o Banco de Portugal.

De acordo com a nota de informação estatística divulgada esta segunda-feira, a dívida pública aumentou em fevereiro pelo segundo mês consecutivo. Quanto? O endividamento público aumentou em 2.416 mil milhões de euros para um total de 246.022 milhões. Trata-se do maior aumento desde abril do ano passado, mês que em que o montante da dívida pública agravou-se mais de quatro mil milhões.

“Para este aumento [de fevereiro] contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida pública (2,2 mil milhões de euros)”, contextualiza a instituição. Nesse mês, o Tesouro português levantou 1.250 milhões de euros em obrigações e 1.100 milhões em bilhetes — sendo que, ao contrário dos meses anteriores, desta vez não houve devoluções antecipadas ao Fundo Monetário Internacional.

Fonte: Banco de Portugal

Por outro lado, a dívida pública líquida de depósitos registou um aumento de 200 milhões de euros, ascendendo a 223,3 mil milhões de euros.

Esta evolução acontece depois de o ano de 2017 ter terminado com o endividamento público em queda acentuada face ao máximo atingido em agosto, numa trajetória acompanhada pela aceleração da atividade económica, o que permitiu que o rácio da dívida face à riqueza do país fechasse o ano passado nos 125,6% do PIB na ótica de Maastricht — a que importa para as regras comunitárias e um indicador acompanhado de perto pelos mercados. Tratou-se do nível mais baixo desde 2011, ficando abaixo daquilo que era o objetivo do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública tem maior aumento em quase um ano. São 246 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião