A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que a taxa de desemprego ficou abaixo dos 8% em janeiro. Em fevereiro, a estimativa provisória aponta para 7,8%. Novo Banco vai cortar a remuneração de algumas contas poupança para metade, ou mesmo para 0% em alguns casos. Também sobem algumas comissões no final de maio e de junho. Prejuízo e alerta de Bruxelas pesam.

A taxa de desemprego em janeiro ficou abaixo dos 8%. No primeiro mês do ano, o desemprego recuou para 7,9%, indicam os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam a estimativa divulgada há um mês. Para fevereiro, os dados provisórios dão conta de um novo recuo, desta vez para 7,8%.

O Novo Banco deixou uma prenda amarga a muitos clientes nesta Páscoa. No mesmo dia em que apresentou prejuízos recorde, a 28 de março, para além de agravar um conjunto de comissões, o banco decidiu “cortar a fundo” nos juros dos depósitos. As taxas caem para pelo menos metade em muitas situações, havendo diversos casos em que 0% passa a ser a norma.

Vem aí um grande reembolso de dívida ao mercado. E o Governo já está a encher os cofres do Estado para proceder à devolução de 6,6 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro que vencem em junho próximo, disse ao ECO o Ministério das Finanças. Ou seja, a dívida aumenta agora, mas deverá cair no início do verão.

O período de entrega do IRS já começou, prolongando-se até final de maio. Os contribuintes casados ou unidos de facto podem optar pela tributação conjunta, embora o regime regra seja o de tributação separada. Mas neste caso em concreto há mudanças no âmbito das deduções à coleta. Sabe o que muda?

O porta-voz de Rui Rio para a Solidariedade e Bem-estar, membro do conselho estratégico nacional criado pelo novo presidente do PSD, é, em simultâneo, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e presidente da mesa da assembleia geral do Montepio. António Tavares garante que o facto de a Santa Casa da Misericórdia do Porto se preparar para entrar com dez mil euros no Montepio “não tem nada que ver” com a oposição do PSD à entrada da instituição lisboeta no mesmo banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião