Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 3 Abril 2018

França paralisa contra as reformas de Macron, a Sky News pode trocar de mãos, Puigdemont apresenta recurso contra a sua prisão preventiva, e outras duas notícias que marcam a atualidade esta terça.

A Grécia deverá estar prestes a fazer uma saída limpa do programa, mas os consumidores e as famílias não estão melhor, segundo sondagens recentes. No Brasil, o Estado federal fez empréstimos a vários estados que têm pouca probabilidade de serem pagos de volta. Leia aqui as cinco notícias que marcam a atualidade desta terça-feira.

BBC

Murdoch propõe à Disney a compra da Sky News

A 21st Century Fox, de Rupert Murdoch, anunciou que poderá vender a Sky News à Disney, para tentar aliviar as preocupações de que pretende adquirir os 61% da Sky que ainda não possui. A Autoridade da Concorrência e dos Mercados considerou que essa aquisição não seria do interesse público, pelo que a Fox procura agora alienar a Sky News para garantir a sua independência noticiosa e poder assim fazer a aquisição do resto da Sky. O grupo de Murdoch já controla jornais como o The Sun e o The Times, assim como a Sky News, os canais Fox, a televisão National Geographic, o serviço de streaming Hulu e também a produtora de reality shows Endemol. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso livre)

Le Monde

Greves paralisam a França contra as reformas de Macron

Desde os caminhos-de-ferro aos pilotos e eletricistas, França despertou hoje para o que está a ser chamado na imprensa de uma “terça-feira negra”, com inúmeros setores em greve. Embora alguns não se oponham diretamente às reformas laborais do presidente Emmanuel Macron, como é o caso da Air France, muitos são motivados precisamente por isso. Os caminhos-de-ferro veem a greve mais marcada, que afeta também os transportes urbanos em Paris e o TGV. As reformas laborais do presidente são altamente liberais pretendendo reduzir a proteção individual no trabalho e ainda reduzir o número de funcionários públicos. Leia a notícia completa no Le Monde. (Conteúdo em francês / Acesso livre)

El Mundo

Puigdemont pede que violência do dia do referendo seja imputada a manifestantes

Detido, o antigo dirigente catalão Carles Puigdemont fez um apelo para que o Supremo Tribunal espanhol, que pediu a sua prisão preventiva, impute os incidentes de violência do dia do referendo para a independência da Catalunha aos manifestantes individuais que se possam “ter excedido na resistência passiva e tenham atuado ativamente contra os agentes”, nas palavras do seu advogado no recurso. Pede assim que se exclua a acusação de delito de rebelião. Leia a notícia completa no El Mundo. (Conteúdo em espanhol / Acesso livre)

Kathimerini

Duas em três famílias gregas não ganham para as suas necessidades

A Grécia pode estar cada vez mais perto de uma saída limpa do programa de ajuste financeiro, mas a qualidade de vida dos gregos continua sem recuperar. Uma sondagem realizada pela Fundação para a Investigação Económica e Industrial mostrou que a confiança das empresas caiu consideravelmente, e o último inquérito aos consumidores mostra que duas em cada três famílias não têm o suficiente para garantir as suas necessidades. Leia a notícia completa no Kathimerini. (Conteúdo em inglês / Acesso livre)

Folha de São Paulo

União brasileira emprestou mais de 20,7 mil milhões a Estados com dificuldades

De acordo com o Tesouro brasileiro, o Estado federal do Brasil emprestou a estados com graves dificuldades financeiras como o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul mais de 20,7 mil milhões de euros, ou 82,7 mil milhões de reais. Os estados em questão têm problemas fiscais muito profundos e podem não conseguir pagar de volta, sendo estes empréstimos de alto risco. É provável que Brasília não recupere os empréstimos, assinala o Tesouro. Leia a notícia completa na Folha de São Paulo. (Conteúdo em português / Acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião