Spotify, a cobaia de Silicon Valley que se estreia hoje em Wall Street

A entrada direta do Spotify na bolsa, sem a realização de uma oferta pública inicial, será acompanhada atentamente por outras gigantes, como a Uber.

As ações do Spotify deverão começar a ser negociadas em bolsa esta terça-feira. A conhecida startup sueca, que detém uma das maiores plataformas de streaming de música, chega esta terça-feira a Wall Street a um preço de referência de 132 dólares por ação, de acordo com a Reuters.

A operação deverá avaliar o Spotify em 20 mil milhões de dólares, segundo a BBC. Mas a empresa, ao contrário do habitual no mercado de capitais, vai protagonizar uma entrada direta em bolsa, sem ter realizado uma oferta pública inicial (IPO), como noticiou o ECO em agosto do ano passado. Ou seja, o Spotify não vai emitir ações novas, mas vai pôr à venda ações que já tinham sido emitidas e que, até agora, eram privadas.

Por norma, uma entrada direta em bolsa é uma escolha tomada pelas empresas que não precisam de angariar novo capital nem pretendem diluir as participações acionistas existentes. Além disso, e como o ECO já tinha explicado, torna a entrada em bolsa menos dispendiosa para a companhia liderada por Daniel Ek.

A entrada direta do Spotify na bolsa de Nova Iorque é ainda uma operação que deverá ser seguida atentamente por outras grandes empresas tecnológicas de Silicon Valley, como é o caso da Uber e da Lyft, refere a Reuters. Se for um sucesso, a porta fica aberta para que outros “unicórnios” (empresas tecnológicas avaliadas em mais de mil milhões de dólares) avancem para operações do mesmo género.

Esta notícia surge um ano depois da oferta pública de venda da Snap, dona da rede social Snapchat, a 2 de março de 2017. Desde então, a companhia liderada por Evan Spiegel tem visto os seus títulos desvalorizarem após sucessivos trimestres de resultados pouco satisfatórios.

Também no mês passado, outra tecnológica chegou a Wall Street. Tratou-se da Dropbox, que passou a cotar em Nova Iorque a 23 de março e cujas ações fizeram um brilharete na primeira sessão de negociações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Spotify, a cobaia de Silicon Valley que se estreia hoje em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião