Clientes do Santander já podem fazer transferências através da blockchain

  • Juliana Nogueira Santos
  • 12 Abril 2018

O banco espanhol é o primeiro a utilizar esta tecnologia nos seus serviços. Botín diz que é a primeira vez de muitas inovações assentes no blockchain.

A banca não conseguiu resistir por mais tempo aos encantos da blockchain e… rendeu-se. O Santander tornou-se o primeiro grande banco a juntar a tecnologia aos seus serviços, disponibilizando agora uma ferramenta de transferências internacionais baseada na blockchain.

Chama-se Santander One Pay FX e torna possível efetuar transferências para países diferentes no dia seguinte e, em alguns casos, até no mesmo dia. Esta rapidez permite também que seja apresentada a quantia exata que vai ser recebida, na moeda de destino, mesmo antes de ser feita a transferência.

Numa primeira fase, o serviço só estará disponível para os clientes espanhóis, britânicos, brasileiros e polacos. Para além disto, cada país vai ter opções de pagamento diferentes, sendo que o banco afirma que nos próximos meses vai alargar a oferta a países e divisas

Em comunicado, o banco espanhol explica que este novo serviço utiliza a xCurrent, uma tecnologia desenvolvida pela norte-americana Ripple, na qual o fundo de investimento do Santander investiu 200 milhões de dólares em 2013.

“O nosso objetivo é ajudar os milhares de pessoas que utilizam os serviços de pagamentos internacionais todos os dias, sendo que vamos acrescentar mais moedas e destinos nos próximos meses”, apontou Ana Botín, no mesmo comunicado.

“A tecnologia blockchain oferece grandes oportunidades para melhorar os serviços que prestamos aos nossos clientes”, continua ainda a líder do banco, afirmando que esta é a “primeira de muitas funcionalidades” a utilizar esta tecnologia.

O ECO contactou o Santander Portugal a fim de saber se já existe uma data prevista para a implementação do serviço em território nacional, não tendo recebido resposta até ao fecho desta peça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clientes do Santander já podem fazer transferências através da blockchain

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião