AIE considera concluído objetivo de corte da produção da OPEP

  • Lusa
  • 13 Abril 2018

Objetivo de corte de produção de petróleo para ajustar os preços desse combustível está concluído, considera, esta sexta-feira, a Associação Internacional de Energia.

A Associação Internacional de Energia (AIE) considerou, esta sexta-feira, que o corte da produção de petróleo decidido pela OPEP em 2017 gerou um ajustamento do preço do petróleo e que o objetivo do mesmo foi conseguido.

“Não nos cabe a nós declarar em nome dos países que assinaram o acordo de Viena que se trata de uma ‘missão cumprida’, mas a nossa análise é boa, e é muito parecido com isso”, indica a AIE no relatório mensal divulgado esta sexta-feira.

No início de 2017, a OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) com sede em Viena e outros países, incluindo a Rússia, concordaram em reduzir as extrações de petróleo para subir os preços, que este mês já superaram os 70 dólares por barril.

A subida dos preços estimulou a produção de petróleo de xisto nos Estados Unidos.

O relatório sublinha que a produção mundial está abaixo das necessidades devido à implosão das extrações da Venezuela e da baixa produção em países como a Líbia e Angola, podendo forçar o mundo a recorrer às reservas para satisfazer uma procura que está a crescer.

A aceleração da produção nos países que não fazem parte da OPEP – que se cifrou em 1,8 milhões de barris por dia – não foi suficiente para satisfazer a procura que se estima que aumente em 1,5 milhões de barris por dia.

A OPEP produziu em março 31,83 milhões de barris, abaixo da procura de 32,5 milhões de barris por dia.

O acordo de redução da produção termina no final deste ano, apesar de em junho estar prevista uma reunião da organização para o debater e de a Arábia Saudita, principal membro da OPEP, se ter mostrada interessada em o prolongar em 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIE considera concluído objetivo de corte da produção da OPEP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião