Costa: Projeções otimistas do FMI não se devem “aos astros”

  • Lusa
  • 17 Abril 2018

São "a capacidade de trabalho e iniciativa dos nossos industriais" e a "excelência dos nossos recursos humanos" que fazem com que Portugal atraia mais investimento e tenha melhores resultados.

O primeiro-ministro defendeu hoje que as “projeções otimistas” do FMI para o crescimento económico de Portugal “não se devem aos astros” mas à capacidade de trabalho e iniciativa dos industriais portugueses e à “excelência dos recursos humanos”.

“Não deixa de ser significativo, mas por razões que não se devem aos astros mas por razões que se devem à capacidade de trabalho e iniciativa dos nossos industriais, excelência dos nossos recursos humanos que faz atrair para Portugal investimento estrangeiro que seguramente há alguns anos atrás não viria procurar Portugal“, salientou António Costa, em Guimarães, à margem da apresentação de uma plataforma de vendas ‘online’ que agrega cerca de 10 marcas de calçado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu hoje em alta a estimativa de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,4%, uma previsão que fica ligeiramente acima do estimado pelo Governo, que prevê que a economia portuguesa cresça 2,3% no conjunto deste ano, segundo o Programa de Estabilidade 2018-2022 entregue na sexta-feira à Assembleia da República.

“Assentam [as projeções do FMI] naquilo que é a realidade da economia portuguesa. Podemos ver hoje a indústria do calçado a abrir esta nova plataforma online, o facto de termos assistidos ainda há pouco na BIAL à inauguração de um novo laboratório, de investidores internacionais como a Volkswagen terem anunciado que vão abrir em Portugal um centro de desenvolvimento do seu software”, referiu António Costa.

Para Costa, as previsões do FMI “são boas notícias” num dia que o primeiro-ministro afirmou ter simbolismo para Portugal: “Queria dizer que este é um dia importante e particularmente simbólico para a Economia portuguesa, é simbólico porque o FMI veio apresentar projeções das nossa Economia mais otimistas até do que um governo que é habitualmente tido por bastante otimistas”, apontou.

No entanto, para o próximo ano, o FMI mostra-se menos otimista do que o executivo liderado por António Costa, mantendo a estimativa de crescimento do PIB em 1,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa: Projeções otimistas do FMI não se devem “aos astros”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião